Fecho da linha da Beira Alta já custou quase 8 milhões em serviço rodoviário alternativo

  • ECO
  • 13 Junho 2024

Autocarros têm sido a alternativa usada pela CP para operar entre Coimbra e a Guarda, na sequência do encerramento, desde abril de 2022, da linha ferroviária da Beira Alta.

A CP – Comboios de Portugal já gastou 7,9 milhões de euros na contratação de autocarros que operam na Beira Alta, entre Coimbra e Guarda, como alternativa à linha ferroviária, que desde abril de 2022 está encerrada para obras, da responsabilidade da IP – Infraestruturas de Portugal, noticia o Público. Estima-se que a transportadora ferroviária tenha prejuízos de, pelo menos, sete milhões de euros por não poder operar com os seus comboios na Beira Alta.

Obras na Linha da Beira Alta, perto de Cerdeira (2021)

No que toca às mercadorias, a IP não revelou o valor de compensações já pagas à Medway e à Captrain (antiga Takargo) por estas não poderem operar na Beira Alta. Apenas a Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF) referiu que esse valor “é exclusivamente para suportar o acréscimo de custos incorridos com o desvio pela Beira Baixa, considerando os comboios que eram realizados antes do encerramento”, que estava previsto durar apenas nove meses. A IP antecipa a reabertura da linha para novembro.

“O atraso excessivo das obras tem sido extremamente prejudicial porque a IP não suporta nenhum novo comboio que pretenda circular pela Beira Alta e que o tenha de fazer pela Beira Baixa enquanto exista o encerramento”, disse ainda a APEF. Como a IP também não suporta nenhum acréscimo de comboios nas rotas existentes e só compensa os comboios nas rotas e quantidades que se realizavam à data do encerramento, os operadores de mercadorias estão impedidos de aumentar a sua produção e responder a aumentos da procura.

A Linha da Beita Alta é considerada um dos principais canais para as exportações e importações das mercadorias em Portugal. As obras de modernização e de aumento de capacidade representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fecho da linha da Beira Alta já custou quase 8 milhões em serviço rodoviário alternativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião