Mapas das urgências voltam a estar publicados no portal do SNS

Ministério revela ainda que em breve será disponibilizada uma nova página interativa que "mostrará, a cada momento, à população o serviço de urgência disponível mais perto a que podem recorrer".

Os mapas com os serviços de urgência abertos e fechados ao exterior de norte a sul do país entre esta sexta-feira e a próxima quinta-feira (20 de junho), já estão publicados no portal do SNS, tal como havia sido prometido pela própria ministra da Saúde.

“As escalas disponibilizadas referem-se aos serviços de urgência das especialidades de ginecologia/Obstetrícia, pediatria e geral de todos os hospitais que integram as Unidades Locais de Saúde do SNS”, ainda a tutela liderada por Ana Paula Martins, em comunicado enviado às redações, sublinhando, no entanto, que “estes dados possam sofrer alterações pontuais”.

Na quarta-feira, e após críticas sobre falta de transparência, a ministra da Saúde tinha garantido que os mapas voltariam a estar online na quinta-feira, mas a data prometida acabou por resvalar um dia. Não obstante, a governante apelou às grávidas para que liguem primeiro para a Linha SNS Grávida, criada pelo atual Executivo.

Durante a audição no Parlamento, Ana Paula Martins deu ainda a entender que a anterior direção executiva do SNS, liderada por Fernando Araújo, se tinha recusado a divulgar os mapas por se encontrar em “gestão corrente”. “Realmente, a nós, tem-nos deixado bastante perplexos que gestão corrente não seja pôr uns mapas num site”, criticou a governante.

Horas mais tarde, a direção executiva disse que recebeu estas declarações com “enorme surpresa“. Em comunicado, a equipa liderada por Fernando Araújo explicou que recebeu o pedido do gabinete da ministra para assumir essa responsabilidade a 9 de junho e justificou que não tendo a DE-SNS “sido convidada a participar em nenhuma reunião para a elaboração deste plano, não tendo tido conhecimento oficial do mesmo, não tido sido incumbida para o monitorizar”, nem conhecendo a estratégia do plano, “poderia ser confusa a sua colocação neste separador, pois as dúvidas que poderiam surgir e a necessidade de ajustes ao plano que seriam precisos realizar, não poderiam ser respondidos ou efetuados pela DE-SNS”.

No entanto, a entidade sugeriu que fossem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde a “integrar essa informação diretamente no portal do SNS”, sublinhando que o gabinete da ministra terá nessa altura concordado com a proposta.

No comunicado enviado esta sexta-feira às redações, o Governo anuncia que “em breve será disponibilizada uma nova página interativa que, carregada diretamente pelas unidades hospitalares, mostrará, a cada momento, à população o serviço de urgência disponível mais perto a que podem recorrer” e reforça o apelo aos cidadãos para que liguem primeiro para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), para a devida triagem e o subsequente encaminhamento clínico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mapas das urgências voltam a estar publicados no portal do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião