14 bancos disponibilizam SPIN já a partir de segunda-feira

Transferir dinheiro usando apenas o número de telemóvel, através da nova funcionalidade SPIN, vai ser possível a partir de segunda-feira em 14 bancos.

Iniciar uma transferência de dinheiro recorrendo ao número de telemóvel através da nova solução SPIN vai ser possível já a partir da próxima segunda-feira em 14 instituições de pagamento, revelou esta sexta-feira o Banco de Portugal.

O SPIN é uma nova funcionalidade desenvolvida pelo supervisor bancário que permitirá a realização de transferências bancárias normais (débito) e imediatas usando apenas contacto telefónico do beneficiário, em lugar do tradicional (e mais complexo) IBAN.

Será uma solução semelhante ao popular MBWay, desenvolvido pela SIBS, embora o Banco de Portugal assegure que seja uma funcionalidade “mais abrangente e universal”, pois não se baseia apenas em transferências com cartão e permitirá a realização de transferências não só através do número de telemóvel no caso de singulares, mas também para empresas utilizando o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).

Esta nova funcionalidade começa a ser disponibilizada a partir do início da próxima semana em 30% das instituições de pagamento que fazem parte do sistema nacional, de acordo com Teresa Cavaco, diretora do Banco de Portugal.

A disponibilização do SPIN torna-se obrigatória a partir de 16 de setembro.

Investimento de 600 mil euros

Para o desenvolvimento desta solução, o Banco de Portugal realizou um investimento de mais de 600 mil euros, revelou o administrador Hélder Rosalino.

O sucesso deste serviço, para além dos benefícios, será medido pela prevenção da fraude e redução da fraude”, adiantou em conferência de imprensa. “O espaço de sucesso das fraudes ‘Olá pai, olá mãe’ fica manifestamente mais reduzido”, afiança.

O sucesso deste serviço, para além dos benefícios, será medido pela prevenção da fraude e redução da fraude.

Hélder Rosalino

Administrador do Banco de Portugal

No mês passado o Banco de Portugal disponibilizou a funcionalidade da confirmação do beneficiário, que mostra o nome do destinatário final antes da realização de uma transferência. Já foram realizadas 11 milhões de transferências usando a confirmação do beneficiário, disse Hélder Rosalino.

Para o administrador do Banco de Portugal, as duas soluções em conjunto “vão fornecer a solução mais abrangente, universal e segura para transferências em Portugal”.

No primeiro semestre do ano registaram-se seis fraudes a cada milhão de transferências, resultando em perdas de 1,8 milhões de euros. Mais de 80% das perdas foram suportadas pelos utilizadores.

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