Hoje nas notícias: Saldos, bolsa e Orçamento do Estado

  • ECO
  • 24 Junho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O setor do vestuário e calçado está a implementar promoções para escoar produtos, depois de uma retração no consumo. A bolsa de Lisboa vai receber uma nova empresa a partir de terça-feira. Estas são duas das notícias em destaque na imprensa portuguesa esta segunda-feira.

Promoções no ano inteiro arrasam negócio do vestuário e calçado

Poucos dias após o início do verão, as grandes marcas já estão a implementar promoções para escoar produtos, depois de se ter assistido a uma retração no consumo e devido ao tempo pouco atrativo para a época. O setor do vestuário e do calçado aponta que os períodos de saldos estão desfasados da realidade, levando à perda de rentabilidade e ao encerramento de lojas. Enquanto isso, a Deco alerta os consumidores para a política de trocas e devoluções de cada loja e sugere o alargamento do período de 30 dias para o desconto ser feito.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível).

Bolsa de Lisboa prepara chegada de nova empresa

A partir de terça-feira, a bolsa de Lisboa vai contar com uma nova cotada. A sociedade de investimento e gestão imobiliária (SIGI) Vila dos Números vai realizar uma admissão direta (sem captação inicial de capital) de 50 mil ações, a um preço de 120 euros cada. Por se tratar de uma admissão técnica no mercado Euronext Access, um sistema de negociação multilateral da bolsa de Lisboa, a empresa “não irá fazer uso dos mecanismos de oferta pública ou de colocação privada no âmbito de captação de capital”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

“Próximo Orçamento do Estado não pode ser muito arrojado”

Paula Franco, reeleita bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados na passada sexta-feira, defende que a política progressiva de diminuição do IRS “deve manter-se” já no próximo Orçamento do Estado (OE). Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, a responsável considera que o plano orçamental para 2025 “não pode ser muito arrojado”, apontando que o Governo deverá fazer “uma grande reestruturação a outros gastos”. “Há muitas medidas que podem não ter impacto orçamental”, mas que “teriam benefícios” para os funcionários públicos e os cidadãos, tais como a “simplificação administrativa” e “burocrática”, exemplifica.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Novas regras orçamentais europeias retiram mais margem ao Governo do que as antigas

As novas regras orçamentais da União Europeia (UE) irão forçar Portugal a aplicar uma política orçamental mais restritiva do que as anteriores. Embora a trajetória de referência para a evolução da despesa líquida, enviada na sexta-feira pela Comissão Europeia, ainda não tenha sido tornada pública, uma análise do think tank Bruegel estima que Portugal terá de continuar a apresentar excedentes muito significativos nos saldos estruturais primários (que são os saldos orçamentais excluindo medidas extraordinárias e juros) para conseguir cumprir as novas regras, devido ao nível ainda bastante elevado da dívida pública.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Lei priva 9 mil funcionários públicos de pensão de invalidez

Há mais de 9 mil funcionários públicos que sofreram acidentes de trabalho e estão impedidos de acumular indemnização ou pensão de invalidez com o ordenado ou a reforma. Esta impossibilidade legal, que não se verifica entre os trabalhadores do setor privado devido ao regime de acidentes de trabalho aprovado em 2014, já levou a Provedoria da Justiça a apresentar uma queixa junto do Tribunal Constitucional.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Saldos, bolsa e Orçamento do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião