Primeiro-ministro dos Países Baixos nomeado próximo secretário-geral da NATO

  • Lusa
  • 26 Junho 2024

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 1 de outubro, quando terminar o mandato de Jens Stoltenberg. Decisão foi anunciada depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte.

O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, foi esta quarta-feira nomeado o próximo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sucedendo ao norueguês Jens Stoltenberg.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte.

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 1 de outubro, quando terminar o mandato de Jens Stoltenberg.

O primeiro-ministro dos Países Baixos era já o único candidato ao cargo, após a desistência do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a 20 de junho, e o endosso da candidatura de Mark Rutte. A nomeação já era esperada, uma vez que os 32 Estados-membros da NATO já tinham anunciado o apoio à sua candidatura.

Na rede social X, o secretário-geral cessante, Jens Stoltenberg, saudou “calorosamente a escolha dos aliados da NATO” para seu sucessor. “O Mark é um verdadeiro transatlântico, um líder forte, um criador de consensos”, completou.

Já o Kremlin afirmou que a nomeação do primeiro-ministro cessante neerlandês Mark Rutte como próximo secretário-geral da NATO não deverá conduzir a qualquer alteração da “linha geral” da Aliança Atlântica, que a Rússia considera hostil.

“É pouco provável que esta escolha mude alguma coisa na linha geral da NATO”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, aos jornalistas. “Atualmente, esta aliança é hostil para nós”, acrescentou Peskov.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro-ministro dos Países Baixos nomeado próximo secretário-geral da NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião