Euronext apresenta uma mão cheia de propostas de investimento em Portugal

Saúde, energia e turismo são apenas algumas das áreas em que a Euronext encontra vantagens comparativas capazes de convencerem os investidores a apostar em empresas nacionais.

Portugal está a posicionar-se como um destino atrativo para os investidores, com oportunidades significativas em setores-chave da economia, segundo o relatório “Structural Trends Shaping Portugal’s Economy and Growth”, produzido pelo Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa a pedido da Euronext e da AEM no âmbito da iniciativa Portugal Capital Markets Day, que se realiza esta sexta-feira em Lisboa.

“Não estamos apenas a mostrar as transformações recentes, mas sobretudo a perspetivar onde podemos aumentar a competitividade e o crescimento das empresas portuguesas“, refere Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisboa, a propósito da realização do evento.

As conclusões do “Structural Trends Shaping Portugal’s Economy and Growth” assentam nas tendências estruturais que estão a moldar a economia nacional, identificando cinco áreas promissoras para cativar a confiança dos investidores.

  1. Saúde: O setor representa 11% do PIB, uma percentagem superior à média da OCDE. Entre as oportunidades identificadas pelos autores do estudo estão startups de biotecnologia, cuidados geriátricos e turismo médico.
  2. Energia: Os autores do estudo sublinham que Portugal está a liderar investimentos em energias renováveis, referindo que o investimento em “projetos de energia eólica e solar, hidrogénio verde e lítio são de assinalar, apoiados por um contexto regulatório que se tem mostrado favorável e estável.”
  3. Imobiliário e Turismo: Estes setores estão a “atravessar um período de prosperidade”, que é espelhado por um “crescimento substancial do investimento direto estrangeiro e também nacional” em virtude da localização estratégica do país, a qualidade e vida e os preços competitivos dos imóveis, destaca o estudo da Universidade Católica.
  4. Agricultura e Florestas: Alavancado um crescimento de 45% das exportações agrícolas entre 2018 e 2022, os autores do estudo destacam que ambos os setores apresentam oportunidades em tecnologias agrícolas avançadas e gestão florestal sustentável e na produção de produtos de maior valor como o vinho, azeite, frutas e produtos hortícolas.
  5. Infraestruturas: A localização geográfica de Portugal oferece vantagens únicas para investimentos em infraestruturas de transporte e logística, refere o estudo da Universidade Católica, identificando como áreas-chave de investimento futuro o transporte ferroviário, os portos, os aeroportos e as infraestruturas hídricas e culturais.

O relatório coordenado pelo professor Ricardo Reis também destaca o compromisso de Portugal com a sustentabilidade e a inovação, notando que “o país está a posicionar-se como um centro de inovação tecnológica e de startups”, com áreas promissoras como transformação digital, fintech e inteligência artificial.

A competitividade de Portugal também é evidenciada pela sua posição favorável no índice de restritividade regulatória do investimento direto estrangeiro da OCDE, ocupando o segundo lugar entre os países membros.

Será sobre todas estas linhas orientadoras que irá decorrer a primeira edição do Portugal Capital Markets Day, que tem como objetivo “promover oportunidades de investimento em Portugal, com um foco particular nas empresas cotadas, destacando as principais tendências de evolução estrutural da economia portuguesa”, destaca a Euronext Lisboa em comunicado.

“Esta iniciativa não só reconecta os stakeholders, mas também catalisa novas colaborações e investimentos”, destaca ainda Miguel Athayde Marques, presidente do conselho diretivo da AEM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext apresenta uma mão cheia de propostas de investimento em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião