Prestação da casa cai até 32 euros em julho
Contratos de empréstimo da casa que foram revistos no próximo mês vão registar um alívio na prestação paga ao banco. Isto acontece depois de BCE ter cortado os juros.
Julho traz boas notícias para quem tem crédito da casa. A prestação vai voltar a aliviar no próximo mês. Os contratos que forem agora revistos vão registar quedas até 32 euros na mensalidade, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO. O que acontece depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter baixado as suas taxas no início deste mês.
Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas são as seguintes:
- Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 780,2 euros, menos 18 euros (-2,25%) relativamente à prestação que pagava desde abril;
- Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 779,5 euros, uma descida de 19,1 euros (-2,39%) em relação à prestação que pagava desde janeiro;
- Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 773,7 euros, menos 32,2 euros (-4%) face à prestação que pagou no último ano.
O alívio da prestação da casa está associado à descida das Euribor. Estas taxas são calculadas numa base diária por um conjunto de bancos da Zona Euro e acompanham a trajetória esperada para as taxas de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE).
No início deste mês, o banco central deu início a uma nova fase da política monetária da região ao cortar as suas taxas em 25 pontos base pela primeira vez depois da subida vertiginosa de 450 pontos base nos últimos dois anos. Existe a expectativa de que volte a baixar os juros por duas ocasiões este ano, conforme já vaticinou, de resto, o governador do Banco Central da Finlândia, Olli Rehn.
Neste contexto, embora ainda com uma elevada dose de incerteza, as Euribor deverão manter a tendência de descida nos próximos meses, depois de terem atingido máximos de década e meia no ano passado, o que se traduzirá numa redução da prestação da casa nos contratos com taxa variável — que em Portugal representa cerca de 90% do mercado.
O impacto da evolução das Euribor no valor da prestação da casa será maior ou menor consoante o valor do capital que ainda está em dívida. As famílias deviam ao banco em média 65.924 euros por conta do empréstimo da casa.
Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a mais ou a menos.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prestação da casa cai até 32 euros em julho
{{ noCommentsLabel }}