#19 Países Baixos mostram futebol alto e houve muita história no Áustria x Turquia
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Os Países Baixos lembraram-se que sabem jogar futebol e a Turquia surpreendeu a surpresa Áustria. Assim terminou os oitavos-de-final. Como a paixão é muita e paciência pouca, já se fazem contas para o regresso da competição, onde a Espanha x Alemanha, Portugal x França, Inglaterra x Suíça e Países Baixos x Turquia são os jogos da próxima fase. Em Munique, a turma de Ronald Koeman deu uma lição de construção, chegando com maior facilidade a zonas altas através de bolas entre-linhas e pelos corredores laterais. A sociedade Reijnders-Schouten esteve em altas e Cody Gakpo voou. Confirma o estatuto de um dos melhores do torneio. Mais tarde, em Leipzig, Merih Demiral transcendeu-se numa eliminatória marcada pelas bolas paradas. Passou a Turquia, que soube explorar as fragilidades da Áustria.
Os 4 Cantos do Dia
Países Altos e Roménia Baixa
Foi um jogo antagónico. De um lado, os Países Baixos mostraram a sua exibição mais completa neste Euro 2024, destacando a construção de dentro para fora, bolas entre-linhas e criação/aproveitamento do espaço. Tijjani Reijnders e Jerdy Schouten complementaram-se muito bem, Donyell Malen foi o primeiro jogador deste torneio a bisar numa partida e Cody Gakpo voltou a ser brilhar, com um golo e uma assistência. O conjunto de Koeman tirou proveito das suas capacidades e jogaram bom futebol. Há esperança de chegar à final, até porque estão no lado mais acessível. Já a Roménia entrou possivelmente para o jogo mais importante da sua história e o início passou a mensagem de vontade e raça. Depois, terá acusado alguma pressão e manifestou-se várias lacunas defensivas, resultante também da tentativa de Edward Iordanescu em surpreender e arriscar. Gerou muito espaço e foi completamente fatal.
Parece mentira, mas não é…
A última vez que os Países Baixos tinham vencido (no tempo regulamentar) um jogo na fase eliminatória de um Campeonato da Europa foi no Euro 2000 contra a Jugoslávia por 6-1. Passaram 24 anos (!) e a seleção neerlandesa bateu a Roménia para garantir a passagem aos quartos-de-final. Em sete participações, é a quinta vez que os Países Baixos chegam a esta fase. Agora prepara-se para defrontar a Turquia, que eliminou a Áustria (2-1).
Novo Flash no Euro 2024
Depois de Nedim Bajrami marcar o golo mais rápido da história dos Europeus (23 segundos), Merih Demiral registou o golo mais rápido de sempre na fase eliminatória da respetiva competição (no primeiro minuto). E não quis ficar por aí. Além disso, o defesa-central bisou na partida e foi fundamental na passagem da Turquia aos quartos-de-final. 40 anos depois, voltou a haver um defesa a marcar dois golos num jogo de Europeu (Domergue em 1984 pela França). E foi a primeira vez na história que houve três golos resultantes de cantos num jogo de Europeu.
Cair, levantar e continuar
De todas as equipas presentes nos quartos-de-final do Euro 2024, a Turquia é a única que sofreu golos em todos os jogos. Porém, a verdade é que continua a fazer história. Além de ser apenas a terceira vez que chegam a esta fase (2000, 2008 onde foi até às meias-finais e 2024), a Turquia conta com a primeira vitória de sempre num jogo a eliminar no tempo regulamentar e o melhor registo numa só edição: Três vitórias. Vincenzo Montella tem mérito no crescimento da Turquia e Arda Guler é um dos que mais entusiasma. Mencionar ainda que a Áustria não chega aos quartos-de-final de uma grande competição desde o Mundial de 1954.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#19 Países Baixos mostram futebol alto e houve muita história no Áustria x Turquia
{{ noCommentsLabel }}