Pedro Lourtie será chefe de gabinete de António Costa no Conselho Europeu
Pedro Lourtie é, desde janeiro de 2022, embaixador português na UE, em Bruxelas. O jornal Politico adianta que David Oppenheimer deverá ser o chefe de gabinete adjunto.
O embaixador português junto da União Europeia, Pedro Lourtie, deverá ser o chefe de gabinete de António Costa quando este tomar posse enquanto presidente do Conselho Europeu, a 1 de dezembro de 2024. A notícia avançada pelo Politico, esta quinta-feira, cita três fontes oficiais em Bruxelas que confirmam a escolha do diplomata. O ECO tentou confirmar a notícia junto da Representante Permanente de Portugal (REPER) junto da União Europeia que não quis prestar comentários.
Pedro Lourtie era representante português na UE, em Bruxelas, desde janeiro de 2022, tendo sido oficializado por decreto do Presidente da República. “É nomeado, sob proposta do Governo, o embaixador Pedro Manuel Carqueijeiro Lourtie para o cargo de Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia – REPER, em Bruxelas”, lê-se no decreto publicado em Diário da República.
Além de já ter ocupado cargos na REPER, Lourtie foi representante da UE em Washington, nos EUA, e em 2015 foi nomeado representante diplomático de Portugal em Tunes, na Tunísia, tendo sido também conselheiro diplomático e chefe de gabinete de anteriores primeiros-ministros portugueses.
Enquanto Lourtie será o chefe de gabinete, o Politico adianta que David Oppenheimer, que foi assessor de Costa, em Portugal, deverá ser o chefe de gabinete adjunto.
No passado dia 27 de junho, António Costa foi nomeado para a presidência do Conselho Europeu, sucedendo ao belga Charles Michel. O mandato será de dois anos e meio mas é expectável que seja reconduzido por mais um período, para um total de cinco anos.
O nome do ex-primeiro-ministro foi o único proposto para a presidência do órgão que representa os 27 Estados-membros, tendo conseguido a maioria qualificada necessária para ser aprovado (apenas Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana votou contra).
António Costa será o primeiro português e socialista no cargo desde de que foi criado no âmbito do Tratado de Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Lourtie será chefe de gabinete de António Costa no Conselho Europeu
{{ noCommentsLabel }}