PS à frente da AD na sondagem da Católica. Chega perde terreno

  • ECO
  • 15 Julho 2024

Mais de metade dos 957 inquiridos (55%) considera que Governo não vai cumprir a legislatura, enquanto 40% acha que Governo vai chegar ao fim. 77% acha que o Governo deve cumprir o mandato até ao fim.

Os eleitores portugueses dão um empate técnico ao PS (33% das intenções de voto) e à AD (31%), com uma vantagem mínima para o partido socialista. Os resultados são de uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público, divulgada esta segunda-feira.

o Chega, embora mantendo a posição de terceira força política mais votada, perde terreno, numa queda de quatro pontos percentuais em relação às legislativas de março, apresentando uma intenção de voto de 14%. A Iniciativa Liberal sobe para 7% e o BE mantém-se com 4%, CDU e Livre com 3% e PAN com 2% das intenções de voto. 17% não sabe em que partido votaria se as eleições fossem hoje.

Mais de metade dos 957 entrevistados (55%) considera que Governo não vai cumprir a legislatura, enquanto 40% acham que Governo vai chegar ao fim. No entanto, 77% acha que Governo deve cumprir o mandato até ao fim, com apenas 18% a considerar que eleições antecipadas seria a melhor opção para o país.

Ainda segundo a mesma sondagem, numa avaliação aos políticos portugueses, Luís Montenegro é o único que alcança uma nota “positiva”. Numa escala de 0 a 20, os inquiridos atribuem a Luís Montenegro a nota de 11,4, seguindo-se Pedro Nuno Santos (9,6), Rui Rocha (9), Rui Tavares (8,7), Mariana Mortágua (8,3), Inês Sousa Real (7,3), Paulo Raimundo (7) e, no fim da lista, André Ventura (6,6). Marcelo Rebelo de Sousa conquistou uma nota de 9,7.

Já em termos governativos, 57% avalia como “razoável” o desempenho do Governo, enquanto 20% avalia como “mau/muito mau” e 18% como “bom/muito bom”.

O inquérito a 3.581 pessoas foi realizado entre 7 e 13 de julho de 2024, tendo sido obtidas 957 respostas válidas (48% de mulheres). A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 957 inquiridos é de 3,2%, com um nível de confiança de 95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS à frente da AD na sondagem da Católica. Chega perde terreno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião