Apagão informático “afetou menos de 1% dos dispositivos” que usam o sistema Windows

A atualização defeituosa da CrowdStrike impactou cerca de 8,5 milhões de aparelhos, revela a Microsoft, notando ainda que tem estado "a trabalhar 24 horas por dia" para resolver o problema.

Na sexta-feira, um apagão informático global afetou milhões de dispositivos que utilizam software da Microsoft. A causa foi uma atualização defeituosa da CrowdStrike, uma empresa independente de cibersegurança. Segundo a Microsoft, o incidente impactou cerca de 8,5 milhões de dispositivos que usam o Windows, representando menos de 1% de todos os dispositivos que operam com este sistema.

Embora a percentagem seja pequena, os impactos económicos e sociais desta falha global refletem o uso da CrowdStrike por empresas que operam muitos serviços críticos, nomeadamente na área da aviação que registou vários voos cancelados

“Embora este não tenha sido um incidente da Microsoft, dado que impacta o nosso ecossistema, queremos fornecer uma atualização sobre as medidas que tomámos com a CrowdStrike e outros para remediar e apoiar os nossos clientes”, refere David Weston, vice-presidente da Microsoft e responsável pelo departamento de segurança dos sistemas operativos Windows, num comunicado publicado este sábado no blogue da tecnológica.

Desde o início da situação, que deixou paralisado durante várias horas muitas empresas espalhadas pelo globo, que a Microsoft revela que tem mantido uma comunicação contínua com os seus clientes, a CrowdStrike e os programadores externos para recolher informações e acelerar soluções.

A tecnológica norte-americana reconhece a perturbação que este problema causou para as empresas e na rotina diária de muitos indivíduos. “O nosso foco é fornecer orientação técnica e suporte aos clientes para trazer de volta os sistemas interrompidos de forma segura”, lê-se no comunicado a Microsoft.

Para mitigar o impacto, a Microsoft refere que tomou várias medidas, incluindo uma forte cooperação com outros fornecedores de cloud, como o Google Cloud Platform (GCP) e o Amazon Web Services (AWS), para partilhar informações sobre o estado do impacto e informar as conversações contínuas com a CrowdStrike e os clientes.

A empresa revela também que destacou rapidamente “centenas de engenheiros e especialistas da Microsoft para trabalhar diretamente com os clientes na restauração dos serviços” e manteve uma comunicação constante com os seus clientes através do Azure Status Dashboard.

Apesar de não se comprometer com uma data para que tudo volte a funcionar como anteriormente, a Microsoft refere que a CrowdStrike ajudou a desenvolver uma solução escalável que acelerará a correção da atualização defeituosa na infraestrutura Azure da Microsoft, e que tem estado “a trabalhar 24 horas por dia e a fornecer atualizações e suporte contínuos”, afirma David Weston.

Este incidente sublinha a natureza do ecossistema tecnológico global altamente interligado, envolvendo fornecedores de cloud, plataformas de software, fornecedores de segurança e outros produtores de software, bem como de clientes. “É também um lembrete de como é importante para todos nós no ecossistema tecnológico priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres usando os mecanismos existentes“, concluiu David Weston.

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