Hoje nas notícias: Dívida, Inapa e repatriamento de lucros

  • ECO
  • 23 Julho 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portugal tem mantido taxas de juro da dívida mais baixas do que países como França, Itália e Espanha, apesar do défice registado no primeiro trimestre deste ano e dos discursos pessimistas do Governo. O BCP, a CGD e o Novobanco são os maiores credores da dívida bancária de mais de 200 milhões de euros da Inapa. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Portugal afasta-se dos focos de tensão nos mercados da dívida

Ao longo dos últimos meses, Portugal tem apresentado um desempenho das suas taxas de juro da dívida melhor do que o de outros países do sul da Europa, o que, apesar do défice registado no arranque deste ano, lhe tem permitido manter-se a salvo da tensão que se vive atualmente no mercado obrigacionista de países como a França. Há bastante tempo que Portugal apresenta taxas de juro mais baixas que a Itália e a Espanha, mas o diferencial favorável face a estes dois países acentuou-se nos últimos meses, aproximando-se já dos 0,7 pontos percentuais no que diz respeito ao primeiro e chegando aos 0,174 pontos face ao país vizinho.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

BCP, Novobanco e CGD com maior parte do crédito de cerca de 200 milhões à Inapa

O BCP, a CGD e o Novobanco são os maiores credores da dívida bancária da Inapa. O relatório e contas de 2023 da papeleira revela que os empréstimos bancários somavam 115,3 milhões de euros no fim do ano passado, a que acrescem obrigações convertíveis e passivos de locação financeira, elevando o total para 237,6 milhões de euros. Segundo fontes da banca, a generalidade dos bancos já tinham provisões constituídas para estes créditos, pois há muito que antecipavam o risco.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Repatriamento de lucros na agenda de Montenegro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai aproveitar a visita a Angola entre 23 e 25 de julho para abordar uma queixa recorrente dos empresários portugueses instalados naquele país: a dificuldade no repatriamento de lucros. Além da enorme teia burocrática à volta do tema, os empresários deparam-se também com o problema da escassez de divisas estrangeiras, o que constitui um obstáculo à captação de mais investimento direto estrangeiro (IDE) por parte de Angola.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Fraude na importação de 1.782 carros lesou Estado em 4,4 milhões

O Ministério Público do Porto acusou 44 arguidos (24 pessoas singulares e 20 sociedades) de terem montado um esquema, entre 2019 e 2023, para reduzir o pagamento do IVA devido pela revenda de 1.782 carros que compraram, em segunda mão, noutros países da União Europeia. Durante esses quatro anos, a rede criminosa terá lesado o Estado em mais de 4,4 milhões de euros em IVA e 200 mil euros em IRS, ao usar várias empresas de fachada e falsificar declarações de compra e venda para obter benefícios fiscais indevidos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Moedas defende que lucros da JMJ sejam partilhados com os lisboetas

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa apela para que parte dos 31,4 milhões de euros de lucros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seja entregue aos habitantes da cidade. “Entregámos a melhor Jornada de sempre. Tenho a certeza de que a Fundação JMJ saberá também reconhecer esta entrega”, disse Carlos Moedas, num evento na segunda-feira que assinalou o primeiro ano desde a chegada dos símbolos da JMJ à capital portuguesa. Entre as sugestões já feitas pelo município à Fundação JMJ está a criação de residências para estudantes.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dívida, Inapa e repatriamento de lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião