Nos compra 20% da DareData e reforça aposta em IA

A Nos quer aproveitar o conhecimento de DareData "para a criação de uma nova vaga de produtos de Inteligência Artificial". Valor do negócio não é conhecido.

A Nos anunciou esta terça-feira que adquiriu uma participação de 20% na DareData Engineering, empresa portuguesa que opera na área da inteligência artificial, à luz da “aposta estratégica de futuro para a criação de uma nova vaga de produtos” nesta área. Questionada pelo ECO, a empresa não revelou o valor do negócio.

A Nos acaba de adquirir 20% de participação da DareData Engineering, um dos principais nomes em ascensão no campo da IA e que está a moldar o futuro da Inteligência Artificial em Portugal, com soluções de IA, Machine Learning e IA Generativa“, revela a operadora de telecomunicações, em comunicado.

A DareData Engineering é uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de infraestruturas de dados e projetos com base em Inteligência Artificial (IA) generativa e machine learning. Fundada em 2019 e atualmente liderada por Nuno Brás, Ivo Bernardo e Rui Figueiredo, conta com mais de 50 engenheiros e cientistas de dados e está presente em países como Estados Unidos, Brasil, Espanha, França, Grécia, Noruega ou Austrália.

Opera em vários setores, incluindo indústria farmacêutica, telecomunicações, banca, logística e energia. No ano passado, a faturação da tecnológica subiu cerca de 80%, atingindo os três milhões de euros.

“Esta parceria permitirá o crescimento de ambas as empresas nesta área de inovação e disrupção tecnológica, de grande protagonismo futuro”, adianta ainda a Nos, acrescentando que o negócio “representa uma aposta estratégica de futuro” da empresa, tendo em vista “a criação de uma nova vaga de produtos de Inteligência Artificial, incluindo produtos conversacionais utilizando tecnologia de inteligência artificial generativa, com múltiplas aplicações em diversos setores de atividade e países”.

Em comunicado, o CEO da Nos, Miguel Almeida, saúda o negócio, defendendo que “esta operação irá abrir novas perspetivas para o desenvolvimento de um conjunto de novas soluções de IA para um mercado global” e sublinhando que a DareData tem um “elevado potencial de crescimento”.

Já Ivo Bernardo, partner da DareData, destaca que a parceria permitirá à empresa levar “a IA a ainda mais empresas, em Portugal e em todo o mundo”. “A entrada da Nos no capital da nossa empresa acaba por ser um passo natural na nossa relação, alicerçada nos valores e visão que temos sobre o impacto da tecnologia nas organizações, pessoas e na sociedade. Sabemos que esse caminho se faz com soluções de IA escaláveis, seguras e de alto valor acrescentado”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos compra 20% da DareData e reforça aposta em IA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião