Martifer junta-se à joint-venture da EDP e da Engie para leilão eólico offshore português
No âmbito desta parceria com a espanhola Ocean Winds, a empresa controlada pelos irmãos Martins vai ficar com uma participação de 10%.
A Martifer estabeleceu uma parceria com a Ocean Winds, empresa que junta a EDP Renováveis e a Engie para investimentos na área da energia eólica offshore. As duas empresas vão concorrer juntas no primeiro concurso para parques eólicos offshore em Portugal, que terá lugar este ano, sendo a participação da empresa de Oliveira de Frades é de 10%.
Esta aliança está “alinhada com o Plano Estratégico em vigor, nomeadamente na ambição de crescimento e criação de valor sustentado e sustentável na área da energia, em negócios que potenciam sinergias e cross selling com as restantes áreas de negócio do grupo, e com parceiros de inequívoca credibilidade e competência”, refere a empresa num comunicado e numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Esta parceria reúne a vasta e reconhecida experiência internacional da Ocean Winds no desenvolvimento e na operação de parques eólicos offshore, incluindo o único parque eólico offshore flutuante em operação em Portugal, o WindFloat Atlantic, com o profundo conhecimento da Martifer Renewables & Energy do mercado português, apoiado pela liderança industrial do grupo
Martifer”, acrescenta a empresa.
Conforme adianta a empresa, ao desenvolver, em conjunto, parques eólicos offshore flutuantes de última geração, que fornecerão soluções energéticas sustentáveis e limpas, pretende-se contribuir significativamente para as metas de energia renovável de Portugal de 2 GW até 2030, alinhadas com os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC) da União Europeia.
“Estamos entusiasmados com esta parceria estratégica com a Ocean Winds para participar no primeiro concurso de parques eólicos offshore em Portugal. Esta colaboração representa um passo significativo para a Martifer na promoção de energias renováveis e no desenvolvimento sustentável do nosso país“, adianta Pedro Duarte, CEO da Martifer, no mesmo comunicado. “Acreditamos que, juntos, podemos contribuir de forma decisiva para a transição energética em Portugal e estabelecer um novo padrão de inovação e excelência no setor eólico offshore“, remata.
Já José Pinheiro, diretor nacional para a Europa do Sul da Ocean Winds, diz estar entusiasmado “por unir forças com a Martifer Renewables & Energy para o primeiro concurso histórico, que deverá ser anunciado em breve”. “A Ocean Winds tem vindo a desenvolver e a operar com sucesso o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic a partir da sua base de operações e manutenção no porto de Viana do Castelo. Acrescentando esta experiência local à sua experiência internacional em energia eólica offshore e combinando-a agora com a posição única da Martifer e com as suas capacidades industriais, a parceria irá permitir a realização de projetos eólicos offshore eficientes, fiáveis e sustentáveis, reforçando a posição de liderança de Portugal nas energias renováveis e trazendo ao mesmo tempo um verdadeiro valor para o país“, explica.
As empresas informam ainda que enquanto a indústria antecipa os critérios finais do concurso, a Ocean Winds e a Martifer estão a preparar propostas abrangentes, incluindo com os principais fornecedores e infraestruturas nacionais, alinhadas com os objetivos nacionais para apoiar as metas de transição energética de Portugal.
O governo pretende ter 2 GW de turbinas eólicas a produzir energia elétrica no mar português, até ao final da década. O leilão eólico offshore, que chegou a estar previsto para avançar até ao final de 2023, deverá avançar este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Martifer junta-se à joint-venture da EDP e da Engie para leilão eólico offshore português
{{ noCommentsLabel }}