Projeto Nuvem da Google vai instalar “data center” nos Açores
Além do cabo submarino de fibra ótica de 6.900 quilómetros, que a gigante tecnológica vai amarrar nos Açores e em Sines, a Google vai também abrir um “data center” na ilha de São Miguel.
A expansão do novo cabo submarino intercontinental da Google, que vai ligar os Estados Unidos às Bermudas e a Portugal, vai contemplar também a abertura de um data center nos Açores, noticia o Jornal de Negócios. De acordo com o vice-presidente do Executivo da região, Artur Lima, a instalação deste centro — cujo objetivo é acomodar servidores para armazenarem e tratarem dados — deverá criar, numa fase inicial, “entre dez e 20 postos de trabalho diretos altamente diferenciados”.
“É uma instalação que vai consumir no mercado local uma série de componentes que precisa para o seu funcionamento”, indicou o governante, considerando que se trata de “um investimento muito interessante para a região”, embora não saiba em quanto se traduz em números concretos. “O investimento é 100% privado e é bom que os governos consigam captar investimento privado de uma empresa da dimensão da Google“, apontou.
O futuro data center insere-se no âmbito do projeto Nuvem, anunciado em setembro de 2023 e cujo lançamento oficial decorre esta sexta-feira. O projeto, que deverá ficar operacional em 2026, consiste num sistema de cabos transatlântico, com uma extensão de cerca de 6.900 quilómetros, ligando a cidade norte-americana de Myrtle Beach (no estado da Carolina do Sul) às Bermudas, à ilha de São Miguel e a Sines. Prevê-se ainda a instalação de uma Estação de Amarração de Cabos em São Miguel, que será onde o cabo submarino é ligado à rede.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Projeto Nuvem da Google vai instalar “data center” nos Açores
{{ noCommentsLabel }}