Tripulantes da Easyjet aprovam pré-aviso de greve para 15, 16 e 17 de agosto

Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil aprovaram a paralisação com 99,3% dos votos a favor. Easyjet apela a cancelamento da greve e regresso ao diálogo.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que representa os tripulantes de cabine, aprovou em assembleia um pré-aviso de greve na Easyjet para os dias 15, 16 e 17 de agosto. A proposta foi aprovada por 99,3% dos associados, apurou o ECO. Companhia aérea pede cancelamento da paralisação e regresso a “diálogo positivo”.

O pré-aviso é decretado para “todos os voos realizados pela easyJet, bem como para os demais serviços a que os Tripulantes de Cabine estão adstritos (…) cujas horas de apresentação ocorram em território nacional com início às 00:01 do dia 15 de agosto e fim às 24:00 do dia 17 de agosto de 2024“, refere o pré-aviso, já enviado à companhia aérea e ao Ministério da Economia.

Estamos extremamente desapontados com esta ação de greve desnecessária, especialmente nesta altura importante do ano, uma vez que já apresentámos soluções para abordar todas as preocupações levantadas pelo sindicato. Instamos o SNPVAC a cancelar a greve e a retomar um diálogo positivo“, afirma fonte oficial da Easyjet, em resposta ao ECO.

“Todas as companhias aéreas na Europa foram afetadas pelo ambiente muito desafiante do controlo de tráfego aéreo (ATC), causado pelas restrições de pessoal e pelas limitações de capacidade, bem como pelas condições meteorológicas adversas, fatores estes que estão fora do controlo das próprias companhias aéreas”, acrescente a companhia.

O SNPVAC considera que não se justifica a existência de serviços mínimos. Citando a legislação, o sindicato entende que, “em harmonia com o que vem acontecendo sempre que há uma greve decretada no setor dos transportes aéreos, o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte; ora, porque tais destinos são assegurados por outras companhias aéreas e atenta a natureza e as demais rotas realizadas pela easyJet, consideramos que não existem serviços mínimos a assegurar“.

A Easyjet afirma que “todos os clientes dos voos afetados serão contactados diretamente via SMS, sendo que qualquer cliente afetado por cancelamentos terá direito a um reembolso ou a uma mudança gratuita para um novo voo”. Aconselha ainda os clientes que “viajem de e para Portugal nos dias 15, 16 e 17 de agosto a verificar o estado dos seus voos no easyJet Flight Tracker.”

A estrutura sindical que representa os tripulantes expõe, no pré-aviso, vários motivos para a paralisação. Aponta “a insatisfação sentida pelos Tripulantes pelo contínuo e cada vez mais acentuado desrespeito pela sua dignidade profissional” e “as inúmeras tentativas feitas pelos Tripulantes de Cabine da easyJet para resolver as questões laborais e pecuniárias, ignoradas pela Empresa“.

Entre as questões apontadas está a “falta de estabilidade de escalas; tratamento discriminatório relativamente à classe dos pilotos nas compensações dadas relativamente à disrupção de verão, erros sucessivos no processamento de vencimentos; ausência de recursos para colmatar falhas operacionais de planeamento e serviço de escalas” ou “o cálculo ilegal do subsídio de Natal nos contratos de trabalho intermitente”.

Para o SNPVAC, “os Tripulantes de Cabine sempre privilegiaram a via do diálogo para a resolução dos conflitos laborais”, mas “que resultaram infrutíferos” os esforços para encontrar uma solução consensual.

(notícia atualizada às 17h35 com reação da Easyjet)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tripulantes da Easyjet aprovam pré-aviso de greve para 15, 16 e 17 de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião