Turismo nunca pesou tanto no PIB português. Setor valeu metade do crescimento da economia em 2023

Direta e indiretamente, a atividade turística em Portugal gerou um contributo de 33,8 mil milhões de euros para o PIB no ano passado, um valor que corresponde a 12,7%.

O turismo atingiu máximos históricos no ano passado e contribuiu para “cerca de metade do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB)”. A atividade turística gerou um contributo direto e indireto de 33,8 mil milhões de euros para o PIB em 2023, o que corresponde a 12,7%.

“O PIB do turismo aumentou 15,2% em termos nominais face a 2022 e 33,1% face ao período pré-pandemia (2019)”, aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE) num destaque publicado esta quinta-feira. Segundo as contas do gabinete de estatística, o turismo contribuiu com 1,1 pontos percentuais para o crescimento real do PIB em 2023, que foi de 2,3%.

Em 2023, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) e o Consumo do Turismo no Território Económico (CTTE) registaram, respetivamente, aumentos nominais de 16% e 15,5%. Valores que, destaca o INE, “revelam um dinamismo superior ao da economia nacional“, dado que o VAB e o PIB nacionais cresceram 10,1% e 9,6%, respetivamente.

O gabinete de estatística detalha que “estes crescimentos consolidaram a recuperação do turismo no período pós-pandemia, após se terem observado aumentos muito intensos do VABGT e do CTTE em 2022 (69,6% e 78,1%, respetivamente)”.

“O VABGT representou 9,1% do VAB nacional em 2023 (8,6% em 2022) e o CTTE foi equivalente a 16,5% do PIB (15,6% em 2022), reforçando assim o seu peso relativo no total da economia e atingindo máximos históricos”, lê-se na estimativa da Conta Satélite do Turismo para 2023.

No panorama internacional, Portugal foi o segundo país que registou maior importância relativa da procura turística no PIB (15,6%), tendo sido apenas superado pela Islândia (17,4%). O gabinete de estatística ressalva que “ainda só existem dados referentes a 2022 e engloba os países europeus para os quais há informação
disponível (dados provisórios ou preliminares)”.

“Todos os países em análise aumentaram o peso do CTTE no PIB, traduzindo a recuperação do setor do turismo no período pós pandemia”, nota o INE

(Notícia atualizada às 11h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo nunca pesou tanto no PIB português. Setor valeu metade do crescimento da economia em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião