Caixa paga dividendo extra de 300 milhões a 28 de agosto

Banco público vai entregar 300 milhões de euros ao Estado no próximo dia 28 de agosto a título de dividendo extraordinário. Já tinha pago 525 milhões por conta dos lucros de 2023.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pagar o dividendo extraordinário ao Estado no valor de 300 milhões de euros no próximo dia 28 de agosto, segundo anunciou em comunicado enviado esta quarta-feira ao mercado.

O banco já tinha pago 525 milhões de euros ao acionista público por conta dos resultados de 2023, mas anunciou no final do mês passado um dividendo extra de 300 milhões também relativo ao exercício do ano passado, mas justificando-o com o bom desempenho alcançado no primeiro semestre deste ano.

Em 2023, o banco liderado por Paulo Macedo registou lucros de quase 1.300 milhões de euros, beneficiando do ambiente de taxas de juro elevadas. Já no primeiro semestre deste ano, os lucros ascenderam a 889 milhões de euros, subindo 46,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com o pagamento destes 300 milhões fica saldada a recapitalização que o banco público recebeu. Com o pagamento deste dividendo “é integralmente ‘reembolsada a recapitalização pública em dinheiro’ realizada em 2017, no valor de €2.500 milhões, sucedendo ao reembolso de 100% dos €1.000 milhões de euros da componente de dívida privada, que ocorreu em 2023″, indica outro comunicado do banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa paga dividendo extra de 300 milhões a 28 de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião