Hoje nas notícias: Start Campus, prestação da casa e cursos

  • ECO
  • 26 Agosto 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A REN já deu “luz verde” à Start Campus, em Sines, para aumentar a capacidade de ligação à rede de 495 MW para 1,2 GW. Em dois anos, o peso dos juros na prestação média do crédito à habitação passou de 17% para 60%. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Start Campus de Sines já teve OK da REN para ligação à rede

Um ano após ser publicado o polémico “diploma do bar aberto” — que motivou buscas na Operação Influencer, que acabou por levar à demissão de António Costa –, a Start Campus recebeu “luz verde” da REN para mais do que duplicar a capacidade de ligação à rede do megacentro de dados em Sines, aumentando de 495 MW para 1,2 GW. Quase em simultâneo com esta autorização da REN, a Start Campus anunciou um investimento de 20 milhões de euros na compra, à Siemens, de transformadores para alimentar o desenvolvimento do projeto, que prevê a construção de seis edifícios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Em dois anos, peso dos juros na prestação da casa mais do que triplicou

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação baixou em julho pelo sexto mês consecutivo, mas essa tendência tarda em sentir-se na carteira das famílias portuguesas. Desde que o Banco Central Europeu (BCE) iniciou um novo ciclo de subidas das taxas de juro diretoras no verão de 2022, o que, consequentemente, fez escalar as taxas Euribor, o peso dos juros na prestação média da casa está agora 55% acima do valor que se verificava em junho desse ano. Aliás, os juros representam a maior fatia da prestação total, correspondendo a 60% da prestação média em julho, o equivalente a 3,5 vezes mais do que se verificava há dois anos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

30 cursos ficaram desertos e Politécnico de Bragança foi o mais atingido

Na primeira fase de colocações no Ensino Superior, houve 30 cursos cujas vagas não foram preenchidas. Do total de quase cinco mil vagas que se encontram por preencher, perto de mil são no Instituto Politécnico de Bragança, que, nos últimos anos, tem conseguido ocupá-las em fases posteriores com estudantes internacionais, em especial dos países lusófonos. A lei em vigor permite o funcionamento de cursos com menos de 20 alunos, mas, no segundo ano consecutivo em que isso aconteça, a licenciatura deixa de beneficiar de financiamento do Estado.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Apenas foram pagos 2% dos apoios para janelas

Um mês depois de o Governo ter começado a processar o pagamento do Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis relativo a 2023, apenas 2% dos 80 mil pedidos submetidos foram pagos. No total, foram desembolsados pouco mais de 3,8 milhões de euros, mas há 30 milhões para distribuir. O Fundo Ambiental considerou elegíveis 2.435 candidaturas, tendo sido já pagas 2.137. Em julho, a ministra da tutela, Maria da Graça Carvalho, afirmou no Parlamento que “não pode ficar nada por pagar até ao final do ano”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Há quase cinco mil vagas por ocupar nas Forças Armadas

Mais de metade das vagas abertas no último ano pelas Forças Armadas ficaram por ocupar, embora o número de candidaturas recebidas seja quatro vezes superior ao das requeridas. A maioria dos candidatos fica pelo caminho, seja por não cumprir os requisitos necessários ou por não comparecer nas provas, uma realidade que reflete as sucessivas perdas de efetivos dos últimos anos nos três ramos das Forças Armadas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Start Campus, prestação da casa e cursos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião