MNE húngaro de visita a Moscovo para garantir fornecimento de gás

  • Lusa
  • 30 Agosto 2024

“Hoje é preciso coragem na Europa para o dizer, mas a Hungria está satisfeita com a cooperação energética russa”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto.

O ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Peter Szijjarto, viajou esta sexta-feira para a Rússia para garantir o fornecimento de energia a Budapeste com o diretor-executivo da Gazprom, uma visita que poderá aumentar as tensões com Bruxelas. “Sem o gás russo, a segurança energética da Hungria não pode ser garantida. Não é uma questão de ideologia, mas de física e matemática”, disse o chefe da diplomacia no Facebook.

“Hoje é preciso coragem na Europa para o dizer, mas a Hungria está satisfeita com a cooperação energética russa”, acrescentou, numa mensagem acompanhada de uma fotografia que o mostra em São Petersburgo com o líder da empresa russa, Alexei Miller. Este país da Europa central, sem litoral e sem acesso ao mar, depende quase exclusivamente do gás russo.

A maioria das entregas chega através do gasoduto TurkStream e da sua extensão, Balkan Stream, sob o Mar Negro para a Bulgária, Sérvia e Hungria. O gás restante provém de um gasoduto que atravessa a Ucrânia. No entanto, Kiev anunciou a sua intenção de não renovar o contrato de trânsito que o vincula à Rússia até 31 de dezembro.

A Ucrânia está também a bloquear as entregas do grupo Lukoil, que fornece “um terço das importações de petróleo húngaras” através do oleoduto Druzhba. Uma decisão criticada de forma virulenta este verão por Budapeste. A Hungria, o único país membro da UE que se manteve próximo de Moscovo após o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, critica regularmente as sanções contra a Rússia, ao mesmo tempo que tenta impedir a ajuda militar a Kiev.

No início de julho, o primeiro-ministro, Viktor Orbán, suscitou indignação e incompreensão ao reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo, sem consultar os seus parceiros, enquanto a Hungria detém a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. Peter Szijjarto, condecorado no final de 2021 com a Ordem da Amizade pelo seu homólogo russo, Sergei Lavrov, visitou a Rússia dez vezes desde o início do conflito na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MNE húngaro de visita a Moscovo para garantir fornecimento de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião