CEO da Lufthansa apresentou intenções sobre a TAP a ministros. Eventual interesse em 19,9% não foi referido

Jornal italiano tinha referido interesse alemão em comprar 19,9% da TAP. O ECO apurou que no encontro de apresentação com ministros das Finanças e das Infraestruturas esse valor não foi mencionado.

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, apresentou esta segunda-feira aos ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a intenção de a companhia alemã concorrer à reprivatização da TAP, apurou o ECO junto de uma fonte. Durante o encontro, Spohr não mencionou a percentagem do capital da TAP que a Lufthansa teria interesse em deter na TAP.

“Foi uma apresentação de intenções”, adiantou a fonte.

O jornal italiano Corriere Della Sera revelou este domingo que o gestor alemão pediu o encontro para comunicar formalmente ao Governo português o interesse em comprar 19,9% da TAP no âmbito da reprivatização da companhia.

O ECO sabe que o interesse em deter uma participação de 19,9% deverá estar relacionado com a intenção de ficar abaixo dos 20%, valor a partir da qual é obrigatória uma avaliação da operação pela Comissão Europeia, nomeadamente a Direção Geral da Concorrência (DG Comp).

O grupo Air France-KLM, por exemplo, concluiu a 28 de agosto a aquisição de uma participação de 19,9% na companhia aérea escandinava SAS, depois de receber a aprovação dos reguladores na Europa e nos Estados Unidos.

O Governo quer acelerar a operação e está a trabalhar para o lançamento formal do concurso ainda em 2024, revelaram ao ECO duas fontes conhecedoras do processo.

Segundo o jornal italiano, a disponibilidade da Lufthansa para comprar 19,9% da TAP segue da lógica de consolidação do setor da aviação europeia. A companhia alemã fechou no dia 3 de julho um acordo para comprar 41% da ITA (antiga Alitalia), depois da autorização da Comissão Europeia, com remédios impostos para garantir a concorrência. E agora vira-se para a TAP, mas não estará sozinha, pois o grupo IAG (que inclui a British Airways e a Ibéria) e a Air France-KLM também já declararam estarem interessados.

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