Exclusivo IAG confirma interesse na TAP e diz que está a “acompanhar de perto” a privatização

Grupo que detém a British Airways e a Iberia reafirma ao ECO a vontade de comprar parte da TAP. 'Hub' de Lisboa e rotas da companhia portuguesa para os EUA e a América do Sul são atrações.

O International Airlines Group (IAG) permanece interessado na privatização da TAP e está a monitorizar “de perto” o processo, afirmou ao ECO fonte oficial do grupo que detém a British Airways e a Iberia, entre outras companhias. “O IAG continua interessado na privatização da TAP Air Portugal“, referiu a fonte oficial do grupo. “Estamos a acompanhar de perto os desenvolvimentos em torno do processo de privatização”, sublinhou.

Segundo fontes do setor contactadas pelo ECO, o interesse do IAG na companhia aérea portuguesa inclui a manutenção do hub do aeroporto de Lisboa e as rotas que a TAP opera para os Estados Unidos e América do Sul.

A 2 de agosto, a IAG desistiu da compra da Air Europa ao Grupo Globalia devido às exigências da Comissão Europeia e deverá agora concentrar os esforços em Portugal, como foi apontado em vários jornais espanhóis.

O CEO do grupo, Luís Galego afirmou na apresentação dos resultados do primeiro semestre aos analistas, que o grupo iria “analisar a atratividade da TAP”.

O grupo é um dos três principais interessados na privatização da TAP, a par da alemã Lufthansa e do grupo franco-neerlandês Air France-KLM.

O Governo português quer acelerar a privatização da TAP e está a trabalhar para o lançamento formal do concurso ainda em 2024, revelaram ao ECO duas fontes conhecedoras do processo.

A Parpública, empresa que detém o capital da TAP, ainda não fechou a contratação de um assessor financeiro para avançar com o processo, e não terá sequer um mandato para a operação. De qualquer forma, o Governo tem a convicção de que beneficiaria com o avanço da operação ainda em 2024, aproveitando o ambiente que é ainda favorável do setor internacional, mas a conclusão do negócio passará sempre para 2025.

Air France-KLM aguarda e Lufthansa visita

Fonte oficial do grupo AirFrance-KLM disse ao ECO esta terça-feira que o grupo “aguarda com expectativa” a divulgação dos termos específicos e o calendário da privatização da TAP, recordando que já por diversas vezes mostrou interesse em deter parte da companhia aérea portuguesa.

Esta segunda-feira, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, apresentou aos ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a intenção de a companhia alemã concorrer à reprivatização da TAP. Durante o encontro, Spohr não mencionou a percentagem do capital da TAP que a Lufthansa teria interesse em deter na TAP.

O jornal italiano Corriere Della Sera revelou este domingo que o gestor alemão pediu o encontro para comunicar formalmente ao Governo português o interesse em comprar 19,9% da TAP no âmbito da reprivatização da companhia.

O ECO sabe que o interesse em deter uma participação de 19,9% deverá estar relacionado com a intenção de ficar abaixo dos 20%, valor a partir do qual é obrigatória uma avaliação da operação pela Comissão Europeia, nomeadamente a Direção Geral da Concorrência (DG Comp).

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