5 coisas que vão marcar o dia

Arranca a sessão plenária no Parlamento Europeu e reiniciam os trabalhos parlamentares na Assembleia da República. O Eurostat vai divulgar o Índice de Custo do Trabalho referente ao segundo trimestre.

Esta segunda-feira, arranca o primeiro dia da sessão plenária no Parlamento Europeu e reiniciam os trabalhos parlamentares na Assembleia da República. O Eurostat vai divulgar o Índice de Custo do Trabalho referente ao segundo trimestre de 2024. A marcar o dia estará ainda a obrigatoriedade da disponibilização do SPIN por parte dos bancos e a subida do preço da gasolina.

Arranca a primeira sessão plenária no Parlamento Europeu

Esta segunda-feira é o primeiro dia da sessão plenária no Parlamento Europeu, que decorre até à próxima quinta-feira 19 de setembro. Será nesta sessão, mais precisamente na terça-feira, 17 de setembro, que a presidente da Comissão Europeia, deverá apresentar a sua proposta para o colégio de comissários. A comissária nomeada por Portugal é Maria Luís Albuquerque.

Eurostat revela custos do trabalho

Também esta segunda-feira, o Eurostat vai divulgar o Índice de Custo do Trabalho referente ao segundo trimestre de 2024. No primeiro trimestre, os custos horários de mão-de-obra subiram 5,1% na Zona Euro e 5,5% na União Europeia, face ao período homólogo. Portugal está acima da média, com os custos nominais de trabalho por hora trabalhada a subirem 6,2%, ainda que tenha abrandado face ao trimestre anterior, quando cresceram 6,3%.

Bancos têm obrigatoriamente de disponibilizar SPIN

A partir desta segunda-feira, a disponibilização do SPIN por parte dos bancos passa a ser obrigatória. Desde junho que já é possível iniciar uma transferência de dinheiro recorrendo ao número de telemóvel através da nova solução SPIN. Esta nova funcionalidade foi desenvolvida pelo Banco de Portugal e permitirá a realização de transferências bancárias normais (débito) e imediatas usando apenas contacto telefónico do beneficiário, em lugar do tradicional (e mais complexo) IBAN.

Reiniciam os trabalhos parlamentares

​​​​​​​Após uma interrupção de um e mês depois, a Assembleia da República volta a funcionar normal, reiniciando-se os trabalhos parlamentares. Embora a Constituição preveja que o período normal de funcionamento da Assembleia da República decorra de 15 de setembro a 15 de junho, este ano o Plenário deliberou prolongar os trabalhos parlamentares até ao final do mês de julho, tomando em consideração o agendamento de projetos e propostas de lei e de outras iniciativas para apreciação e votação, bem como os trabalhos pendentes nas Comissões Parlamentares.

Mudança nos apoios aos combustíveis dita subida da gasolina

Os preços dos combustíveis vão ter comportamentos diferentes esta semana. A gasolina deverá subir meio cêntimo e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, não deverá sofrer alterações. Mas os condutores não vão sentir na bomba as descidas que estavam previstas, porque o Executivo voltou a mexer na taxa de carbono, aproximando-a do valor que deveria ter caso não houvesse congelamento para ajudar a mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião