Mercadona cria hub tecnológico em Gaia. Retalhista já está a recrutar especialistas em software

Centro de desenvolvimento de software vai ficar instalado nos escritórios da sede da retalhista em Portugal, em Vila Nova de Gaia. Equipa da Mercadona IT conta com mais de 1.000 profissionais.

A Mercadona vai instalar um hub de desenvolvimento de software nos escritórios da sede em Portugal, localizados em Vila Nova de Gaia. Esta nova estrutura será integrada na Mercadona IT, responsável pela digitalização da retalhista de origem espanhola e que conta com mais de 1.000 profissionais.

“Neste hub, a equipa trabalhará da mesma forma e em proximidade com a equipa de Espanha, centrando-se na digitalização e na reengenharia dos mais de 300 sistemas internos e de aplicações utilizadas nos mais de 1.600 supermercados da cadeia, em Portugal e Espanha, bem como nos seus 17 blocos logísticos”, detalha.

Em comunicado, a Mercadona detalha que já se encontra a recrutar profissionais de Java Back Developer para este novo hub tecnológico em Portugal. Entre os perfis que compõem esta equipa tecnológica da empresa estão especialistas em áreas como desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, product management, product designers, cloud, infraestrutura IT ou design UX/UI.

A Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal a 2 de julho de 2019 em Canidelo, Vila Nova de Gaia, calculando já ter investido um total de 1.000 milhões de euros no país e gerado perto de 6.000 novos empregos, apontando ao objetivo de chegar aos 150 espaços comerciais. Deste lado da fronteira, até ao final do ano irá chegar às 60 lojas e concluir o bloco logístico de Almeirim (Santarém).

Quanto às equipas de tecnologias de informação, refere ainda na mesma nota, têm como missão “definir, desenvolver e implementar as soluções tecnológicas que melhor se adaptam às necessidades da Mercadona, com um único objetivo: melhorar e otimizar os processos internos da empresa, desde a logística aos recursos humanos, passando pelo departamento financeiro ou obras”.

Em 2023, a cadeia de supermercados Mercadona faturou um total de 35.527 milhões de euros, dos quais 1.403 milhões de euros em Portugal, onde quase duplicou (+90%) as vendas face ao ano anterior e “pela primeira vez não [perdeu] dinheiro”, como destacou o presidente, Juan Roig.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona cria hub tecnológico em Gaia. Retalhista já está a recrutar especialistas em software

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião