BRANDS' ECO IBM Technology Summit Porto 2024 destaca IA e computação quântica

  • BRANDS' ECO
  • 25 Setembro 2024

O IBM Technology Summit Porto 2024 reuniu especialistas em tecnologia para discutir a computação quântica, cloud híbrida e IA generativa, com foco em sustentabilidade e automação.

O IBM Technology Summit reuniu, esta quinta-feira, no WOW, em Vila Nova de Gaia, especialistas do setor tecnológico para discutir as últimas inovações e os seus impactos em diversas áreas, desde a computação quântica até à sustentabilidade empresarial. O evento foi marcado pela abordagem prática de como as empresas podem tirar proveito da cloud híbrida, da Inteligência Artificial (IA) e da automação para enfrentar os desafios do futuro.

Na sessão de abertura, Ricardo Martinho, Presidente da IBM Portugal, destacou o momento singular que se vive na área tecnológica, na qual três grandes paradigmas da computação — clássica, quântica e IA generativa — coexistem. “Vivemos hoje um momento singular e histórico porque é a primeira vez que conseguimos reunir três grandes paradigmas da computação”, afirmou, referindo-se à computação clássica, à computação quântica e à IA Generativa. O presidente da IBM explicou ainda que “a computação quântica vai mudar a vida de todos”, mencionando os avanços nas simulações moleculares e a crescente aplicação desta tecnologia em setores como o automóvel e o farmacêutico. Reforçou também que a IA Generativa não veio para substituir os humanos, mas sim para os ajudar: “A IA veio para ajudar a aumentar a Inteligência Humana, para tomar melhores decisões, não para nos substituir”.

"Quando se fala em IA Generativa, a nível empresarial tem de se falar de watsonx.”

Raul Liz, Business Unit Manager da Arrow ECS Portugal.

Seguindo o tópico da Inteligência Artificial, Raul Liz, Business Unit Manager da Arrow ECS Portugal, apresentou o watsonx, a plataforma de IA generativa da IBM. “Quando se fala em IA Generativa, a nível empresarial tem de se falar de watsonx”, afirmou, apelando às empresas para explorarem esta solução com os seus parceiros tecnológicos.

Victoria Gómez, Head of AI da IBM SPGI, focou a sua intervenção na confiança que as soluções de IA precisam de inspirar nas empresas. “Precisamos de gerar confiança na IA”, disse, explicando que a IBM prioriza a privacidade e a transparência nos seus processos, destacando a importância de modelos explicáveis.

A aplicação prática dessas soluções foi exemplificada por António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária e Partner do Grupo Iberinmo. O diretor da Vida Imobiliária partilhou como a IA está a ser utilizada no setor imobiliário, revelando que o grupo tem implementado soluções de IA para aumentar a produção de conteúdos jornalísticos e apoiar decisões de negócios. “Estamos numa fase piloto, mas o nosso objetivo é expandir o uso da IA para otimizar processos e melhorar a qualidade da informação que disponibilizamos“, explicou.

"A IA não é uma ferramenta para tirar o trabalho a ninguém, é para acelerar processos. E isto é um game changing.”

Filipa Caldeira, Data & AI Sales, IBM Portugal.

Filipa Caldeira, Data & AI Sales, IBM Portugal, trouxe uma visão mais focada nas necessidades dos clientes e no impacto que a transformação digital pode gerar, ao mesmo tempo que reforçou a ideia de que “a IA não é uma ferramenta para tirar o trabalho a ninguém, é para acelerar processos. E isto é um game changing“.

A jornada para a automação foi um dos temas centrais abordados por Rui Garcia dos Santos, Automation Leader da IBM Portugal, que destacou: “A automação é a cola que faz com que as coisas consigam acontecer de forma ágil”. Num contexto de cloud cada vez mais complexo, Rui Garcia dos Santos referiu que “82% dos líderes empresariais referem que a complexidade é um dos maiores desafios a superar” e, nesse sentido, mencionou ainda a aquisição da Instana, uma empresa de Instant Analytics, que a IBM integrou para otimizar a gestão de redes e prever impactos futuros na infraestrutura tecnológica.

No painel dedicado à sustentabilidade, Ilda Santos, Sales Advisory IBM Sustainability & Maximo, apresentou a plataforma Envizi, uma ferramenta que permite às empresas monitorizar os seus critérios ESG. “O portfólio de sustentabilidade da IBM reúne um conjunto de ofertas baseadas em imperativos de negócio”, afirmou, sublinhando que tanto empresas movidas por estratégia como por obrigação podem beneficiar destas soluções. Referiu, ainda, a plataforma Tririga como uma solução modular que otimiza a gestão do local de trabalho, ajudando as empresas a reduzir a sua pegada de carbono.

"O FinOps traz disciplina financeira a ambientes cloud, permitindo o uso eficiente dos recursos e custos, sem impactar a capacidade de inovação.”

Pedro Rocha, CTO da Oramix.

Pedro Rocha, CTO da Oramix, trouxe à discussão o conceito FinOps, que permite otimizar os recursos financeiros em ambientes de cloud.O FinOps traz disciplina financeira a ambientes cloud, permitindo o uso eficiente dos recursos e custos, sem impactar a capacidade de inovação”, afirmou, reforçando que a visibilidade e otimização são os maiores desafios enfrentados pelas empresas ao adotar soluções cloud.

Na sessão sobre a infraestrutura da IBM, Lara Campos Tropa, Infrastructure & Cloud Leader da IBM Portugal, destacou a flexibilidade das soluções da IBM em cloud híbrida, computação quântica e armazenamento. “A nossa cloud tem um portfólio e catálogo alargado de ofertas”, mencionou, acrescentando que a IBM tem a plataforma “mais resiliente, mais segura e mais competitiva”.

Rui Ribeiro, IBM Brand Partner Specialist, apresentou três casos de sucesso de infraestruturas da IBM em empresas portuguesas. Gonçalo Heleno, da Asseco, Pedro Coelho, também da Asseco, David Cravinho e Rui Barroso, da Decsis, e Ricardo Oliveira, da Eurotux, mostraram como utilizam as infraestruturas da IBM para assegurar a segurança e eficiência nas suas operações.

"Já começam a haver ataques em que os atacantes roubam dados aos quais vão ter acesso daqui a uns anos, com a computação quântica.”

Rui Barata Ribeiro, IBM Security Leader.

No campo da cibersegurança, Rui Barata Ribeiro, IBM Security Leader, falou sobre a crescente ameaça de roubo de dados, alertando para os perigos da computação quântica nas mãos de cibercriminosos. “Já começam a haver ataques em que os atacantes roubam dados aos quais vão ter acesso daqui a uns anos, com a computação quântica”, explicou. No entanto, Rui Barata Ribeiro garantiu que a proteção de dados no presente pode ajudar a mitigar os riscos futuros.

Jorge Duarte, CEO da IT Peers, encerrou o evento com a apresentação de um caso prático da aplicação da solução IBM Security Guardium no cliente BNP Paribas. O CEO explicou que, com a ferramenta, conseguiram “saber onde residem os dados importantes” e ter “gestão do ciclo de vida dos dados” com uma fiabilidade de 80%.

O evento terminou com Gonçalo Costa Andrade, Software Director da IBM Portugal, que reforçou a importância de criar um impacto positivo junto dos clientes. “Quisemos despertar a curiosidade e apresentar soluções de alto nível”, concluiu, sublinhando que a IBM pretende continuar a liderar a transformação digital em Portugal.

À tarde, decorreram, ainda, algumas sessões técnicas, nas quais se exploraram em mais detalhe alguns tópicos mencionados durante as apresentações da manhã. Ao todo, foram quatro sessões, com os seguintes temas e oradores: “You can only protect what you know”, com Pedro Avelar Dias, Brand Technical Specialist, IBM Portugal; Como cortar os custos de Cloud e VMWare com IBM Turbonomic”, com Arlindo Dias, IT Automation – SME, IBM SPGI; “IBM Storage Fusion HCI: Simplificar a Infraestrutura com Hiperconvergência e Cloud-Native”, com Simão Moura, Storage Technical Specialist, IBM Portugal; e IBM watsonx – Melhorar o atendimento ao público utilizando Inteligência Artificial, com Bruno Januário, IBM Quantum Ambassador – GenAI Service Line Manager, Softinsa, e com José Ataíde, Sustainable Business DevelopmentSenior Consultant, Softinsa.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IBM Technology Summit Porto 2024 destaca IA e computação quântica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião