Japan Pulp and Paper quer comprar negócio da Inapa em França por 25 milhões

Caso o perímetro de aquisição seja insuficiente, a Japan Pulp and Paper poderá considerar incluir Portugal, o Centro de Serviços Partilhados e marcas no perímetro da transação.

A Japan Pulp and Paper apresentou na terça-feira uma proposta de compra da Inapa França por 25 milhões de euros. Nesta proposta, dada a conhecer ao mercado pelo gestor de insolvência, a empresa nipónica propõe adquirir indiretamente 100% da JJ LOOS, abrindo a porta a “incluir Portugal, o Centro de Serviços Partilhados e marcas no perímetro da transação”.

“A Japan Pulp and Paper Co., Ltd (JPP) apresentou a 24 de setembro uma nova proposta vinculativa para a aquisição por uma sociedade do grupo JPP à Inapa IPG das ações representativas de 100% do capital social da sociedade de direito francês Inapa France”, lê-se no aditamento ao relatório do administrador de insolvência publicado esta quarta-feira na CMVM. A empresa, “indiretamente”, pretende ainda adquirir “100% do capital social da sociedade JJ LOOS (sendo que, caso o perímetro de aquisição seja insuficiente para a qualificação para a próxima etapa da potencial transação, a JPP poderá considerar incluir Portugal, o Centro de Serviços Partilhados e marcas no perímetro da transação, sujeito à realização de uma due diligence em termos satisfatórios)”.

A proposta foi apresentada na terça-feira, mas estava sujeita a aprovação do conselho de administração da JPP, que só foi confirmada esta quarta-feira. “Segundo a JPP, tal aprovação foi obtida hoje 25 de setembro de 2024”, lê-se no documento.

A oferta de 25 milhões de euros tem por base um enterprise value de 73,1 milhões, que “superior às outras propostas recebidas para os mesmos ativos”. Mas, “esta proposta não contende com o perímetro da transação proposta pela Next Pack S.A.S.”, que oferece 20 milhões de euros pelo negócio de embalagens em França.

A proposta da JPP ainda está “sujeita a condições para a assinatura e conclusão da transação”, nomeadamente, “ser a proposta selecionada no processo de venda de ativos na Alemanha para a fase final de negociações, ser assegurado o uso contínuo da infraestrutura e serviços de IT e das marcas registadas, aos preços, termos e nível de serviço atuais até a assinatura e após o fecho da transação”.

A JPP ainda vai realizar uma due diligence “confirmatória satisfatória”, mas “não deverá ter impacto no preço fixo proposto”. E para que o negócio avance é também fundamental que ocorra “nenhum efeito material adverso no desempenho do negócio até à conclusão”.

O administrador de insolvência propõe que seja concedido um período de 30 dias para a negociação exclusiva com a JPP, de forma a conformar os exatos termos da potencial transação; e que a empresa seja vendida por 25 milhões de euros. Uma decisão que será tomada em assembleia de credores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Japan Pulp and Paper quer comprar negócio da Inapa em França por 25 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião