Mercadona inicia construção do primeiro supermercado em Lisboa. Abre em 2025 e inclui piso de escritórios
Retalhista espanhola prepara-se para arrancar com as obras na rua Hermínio da Palma Inácio, na freguesia de Santa Clara, que acolherá no próximo ano a primeira loja na capital portuguesa.
A Mercadona vai avançar com a construção de um supermercado na Alta de Lisboa, adiantou ao ECO fonte oficial. Com abertura prevista para 2025, será o primeiro espaço comercial da retalhista espanhola na capital portuguesa. Situada na rua Hermínio da Palma Inácio, na freguesia de Santa Clara, a nova loja vai ser edificada num terreno com uma área total de 5.000 metros quadrados.
Além do supermercado, que será um dos dez que a Mercadona pretende abrir no próximo ano em Portugal, o projeto prevê ainda a construção de um piso onde irá ficar instalado um centro de coinovação, em que serão testados os produtos com os clientes, e uma área de escritórios para albergar a equipa com cerca de 100 pessoas que tem em Lisboa em funções como recursos humanos, logística e obras. A operação de loteamento foi desenvolvida pela SGAL – Sociedade Gestora da Alta de Lisboa.
Estas obras na Alta de Lisboa vão arrancar um ano e meio depois de a autarquia liderada por Carlos Moedas ter aprovado por maioria um “parecer favorável condicionado de pedido de informação prévia para viabilidade de obras de alteração” para um outro projeto que tinha sido apresentado pela sociedade Irmãdona, localizado na Quinta do Lambert.
A Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal a 2 de julho de 2019 em Canidelo, Vila Nova de Gaia, calculando já ter investido até ao momento um total de 1.000 milhões de euros no país e gerado perto de 6.000 novos empregos, apontando ao objetivo de chegar aos 150 espaços comerciais. Deste lado da fronteira, até ao final do ano irá chegar às 60 lojas e concluir o bloco logístico de Almeirim (distrito de Santarém).
Na região de Lisboa, a empresa de distribuição conta atualmente com cinco supermercados: dois em Sintra, um em Oeiras, um em Alverca e outro em Torres Vedras. No dia 24 de outubro vai inaugurar a terceira loja em Sintra (Rio de Mouro). Já no próximo ano e no mesmo distrito, além desta loja na freguesia de Santa Clara tem prevista a abertura em Santa Iria da Azoia. Outra localização já confirmada para 2025 é Penafiel, no distrito do Porto.
A sede da operação portuguesa da Mercadona está em Vila Nova de Gaia, onde a retalhista liderada por Juan Roig vai instalar um hub de desenvolvimento de software, como o ECO noticiou na semana passada. Esta nova estrutura será integrada na Mercadona IT, responsável pela digitalização da empresa de Valência e que conta com mais de 1.000 profissionais.
No ano passado, a cadeia de supermercados Mercadona faturou um total de 35.527 milhões de euros, dos quais 1.403 milhões de euros em território português, onde quase duplicou (+90%) as vendas face ao ano anterior e “pela primeira vez não [perdeu] dinheiro”, como assinalou a administração durante a apresentação de resultados. A empresa reclama ainda ter 1.000 fornecedores portugueses aos quais diz já ter comprado, desde 2019, mais de 3.000 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadona inicia construção do primeiro supermercado em Lisboa. Abre em 2025 e inclui piso de escritórios
{{ noCommentsLabel }}