Hoje nas notícias: lítio, portagens e certificados de aforro

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A instabilidade governativa, com a mudança de Governo, atrasou a mina de lítio da Savannah em Boticas, com a empresa britânica a prever o arranque para 2027. Já as portagens deverão voltar a aumentar cerca de 2% no próximo ano. Na poupança, o ex-presidente do IGCP fala em “má gestão” dos certificados de aforro e defende maior aposta nos certificados do Tesouro. Veja os principais destaques nas notícias na imprensa nacional, esta terça-feira.

Mudança política fez derrapar mina de lítio em Boticas

O processo burocrático para a concretização da mina de lítio da Savannah foi atrasado pela instabilidade provocada pela mudança de Governo, avança o Jornal Económico. Segundo a empresa britânica, já está a sentir-se uma aceleração nos vários procedimentos das entidades estatais, mas a nova data prevista para o arranque é agora 2027.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Portagens deverão aumentar cerca de 2% em 2025

As portagens deverão registar um aumento de cerca de 2%, em 2025, tendo em conta a última estimativa rápida da inflação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística. A atualização anual é feita com base na inflação homóloga sem habitação de outubro acrescida de uma compensação às concessionárias. A manter-se a evolução da inflação — ainda só são conhecidos os números da inflação de setembro — o aumento das portagens deverá andar à volta de 2%, uma atualização igual à deste ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ex-líder do IGCP critica “má gestão dos certificados de aforro”

João Moreira Rato, antigo presidente do IGCP, considera que tem sido feita uma “má gestão dos certificados de aforro” e defende que o Governo devia apostar nos certificados do Tesouro. Moreira Rato realça que estes produtos têm lugar no financiamento público, com um peso de cerca de 15% na dívida pública. Defende ainda que o estímulo à poupança de longo prazo deve incluir incentivos fiscais, mas também estímulo a um mercado concorrencial.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Queda das Euribor a 12 meses traz poupança de 1800 euros

A descida das taxas Euribor vai continuar a refletir-se num alívio das prestações pagas ao banco no crédito à habitação. Segundo os cálculos do Público, a descida das Euribor terá maior impacto na prestação em outubro. Por exemplo, um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, associado à Euribor a 12 meses, com um spread de 1%, verá a prestação baixar 108,16 euros. Segundo a mesma simulação, a prestação cai de 812,95 euros (com a média de Setembro de 2023, que foi de 4,147%) para 704,79 euros, gerando uma poupança nos próximos 12 meses, até nova revisão, de 1.297,92 euros. Considerando apenas os encargos com os juros, que pesam 69% da prestação, a descida de setembro garante uma redução de 151,28 euros mensais ou 1816,50 euros até Outubro de 2025.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Setor da saúde foi o que gerou mais empregos nos últimos dez anos

Os setores da saúde e do apoio social foram os que geraram mais emprego na última década, em Portugal. Etes setores ultrapassaram a barreira de meio milhão de empregos, muito à custa de 125 mil funcionários registados pelo INE na última década. O mercado laboral está a mudar e algumas profissões estão em declínio, como as domésticas. Já as profissões tecnológicas estão a ganhar peso.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: lítio, portagens e certificados de aforro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião