Metro do Porto quer adiar em um ano expansão da linha metrobus para Matosinhos
Atraso pode ser explicado por não haver data para o início da construção da extensão da linha de metrobus até à praça Cidade do Salvador, em Matosinhos. Processo está “judicialmente suspenso”.
A expansão para Matosinhos da linha de metroBus até Matosinhos está atrasada. A Metro do Porto pediu um adiamento por um ano à estrutura que gere o Plano de Recuperação e Resiliência para concluir a extensão para 31 de dezembro de 2025.
“Encontrando-se a expansão a Matosinhos contratualizada com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal com prazo de execução definido para o dia 31 de dezembro de 2024, foi já solicitado, pela Metro do Porto, à referida estrutura de Missão o adiamento do prazo para 31 de dezembro de 2025, por forma a salvaguardar toda a faturação e pagamentos referentes à extensão da linha, bem como ao contrato do fornecimento de veículos e central de hidrogénio”, revela o Ministério das Infraestruturas numa resposta a uma pergunta colocada pelo Partido Comunista. Em causa está um investimento de 66 milhões de euros do PRR, assegurado integralmente por subvenções a fundo perdido.
Este atraso pode ser explicado em parte pelo facto não haver uma data para o início da execução do contrato de construção da extensão da linha de metrobus até à praça Cidade do Salvador, em Matosinhos porque o processo está “judicialmente suspenso”.
“O prazo para a empreitada de construção da extensão da linha de metroBus até à praça Cidade do Salvador, em Matosinhos, é de oito meses”, explica o Ministério das Infraestruturas. Mas, “na presente data, não se pode indicar quando se iniciará a execução do respetivo contrato, uma vez que o processo se encontra judicialmente suspenso”, acrescenta a resposta.
“A segunda fase está ligeiramente atrasada, cerca de dois meses, devido às reclamações dos concorrentes, esperando-se para breve a adjudicação”, alertava já o relatório da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, divulgado no verão e que sugeria que este investimento precisava de acompanhamento. E defendia que “haja uma articulação célere, entre a autarquia e o Metro do Porto, para acautelar em tempo útil todas as autorizações para utilização das vias públicas, para obras”.
Outro dos problemas que o metroBus enfrenta é o das carruagens. Porque as estações são à esquerda, os autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não podem operar no canal de metroBus entre a Avenida da Boavista e a Praça do Império. E por isso foi necessário comprar novas carruagens a hidrogénio verde. O primeiro concurso público internacional para o material circulante e o sistema de produção de hidrogénio para operar o sistema de BRT da Boavista ficou deserto e foi necessário lançar um segundo concurso.
A entrega do material circulante está prevista para abril de 2025, mas o Ministério liderado por Miguel Pinto Luz, explica que está a trabalhar com “o fabricante” para que as carruagens cheguem no final do ano. O objetivo é que se possa iniciar então “testes de circulação e comunicação com os diferentes sistemas, assim como a respetiva operação”.
Mas para “mitigar as dificuldades e atrasos gerados, a Metro do Porto incluiu no caderno de encargos do procedimento a possibilidade de se instalar uma estação móvel de abastecimento, precavendo eventuais atrasos na construção da infraestrutura ou no posterior licenciamento”, explica o ministério de Miguel Pinto Luz. “Desta forma, está garantida a operação a hidrogénio verde, logo que se concretize a disponibilização dos veículos”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metro do Porto quer adiar em um ano expansão da linha metrobus para Matosinhos
{{ noCommentsLabel }}