Rita Piçarra: “O tempo é o bem mais luxuoso que nós temos”
A ex-diretora financeira da Microsoft é a quarta convidada do podcast "E Se Corre Bem?". Aos 44 anos, decidiu reformar-se e, neste episódio, partilha os desafios e as aprendizagens desta mudança.
Rita Piçarra começa este episódio a descrever o seu dia a dia, desde que decidiu reformar-se, aos 44 anos, depois de ter tido o cargo de diretora financeira na Microsoft. Descreve a sua nova rotina como o de uma típica reformada, mas acima de tudo diz priorizar aquilo que valoriza, porque considera o tempo o “bem mais luxuoso” que se pode ter.
Todo o seu percurso contribuiu para que conseguisse ter a vida que tem agora, mas a vontade de se reformar surgiu cedo, aos 27 anos, quando o seu pai faleceu. “Eu queria ter tempo para mim e para tudo aquilo que nós ambicionamos fazer e achamos que vamos fazer um dia”, conta.
"Demonstrei às pessoas que podemos viver uma vida diferente daquela que as normas da sociedade normalmente exigem”
Sobre toda a discussão que esta decisão gerou de uma forma geral, Rita diz que “quebrou o status quo”. “Demonstrei às pessoas que podemos viver uma vida diferente daquela que as normas da sociedade normalmente exigem”, diz.
A autora do livro “A Vida Não Pode Esperar” (Contraponto) é convicta de que não precisamos de trabalhar até aos 66 anos “para depois receber um subsídio da Segurança Social, que, de acordo com o último estudo da União Europeia, vai ser apenas 39% do salário”.
Ao longo deste episódio, Rita Piçarra vai dando pistas do que foi chegar até ao status de reformada, aos 44 anos. Mas não só. Também fala sobre “as três caixinhas” que funcionam como uma espécie de check-up geral da sua vida, da importância de se distinguir a profissão da identidade, do papel de um líder, entre outros temas relevantes.
Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, que Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.
Se preferir, assista aqui:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rita Piçarra: “O tempo é o bem mais luxuoso que nós temos”
{{ noCommentsLabel }}