⛽ Combustíveis vão descer para a semana. Gasóleo baixa três cêntimos e gasolina meio cêntimo

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,553 euros por litro de gasóleo simples e 1,702 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão ficar mais baratos na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá descer três cêntimos, anulando a subida desta semana, e a gasolina deverá descer meio cêntimo, avançam ao ECO fontes do setor. A esperada maior queda semanal em mais de um mês nos preços do crude explica, em grande medida, esta descida.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,553 euros por litro de gasóleo simples e 1,702 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent de sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo subiram 2,6 cêntimos e da gasolina 2,8 cêntimos, ligeiramente menos do que o esperado pelo mercado.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a descer 1,25%, para 73,52 dólares por barril, e caminha para a maior queda semanal em mais de um mês, devido às preocupações com as perspetivas de procura e a um excedente de stocks.

A Agência Internacional de Energia (AIE) já reduziu as previsões de procura, sinalizando o potencial para um excesso global, enquanto a OPEP reduziu as suas projeções pelo terceiro mês consecutivo, ambas citando em grande parte a procura mais fraca por parte da China. Um receio alimentado pela queda dos preços das casas novas na China pelo 16.º mês consecutivo.

Os investidores continuaram a avaliar os riscos de abastecimento no Médio Oriente, depois dos militares israelitas terem confirmaram que Yahya Sinwar, um importante líder do Hamas, foi morto, o que aumentou o receio de uma escalada regional. Embora Israel tenha dito que evitará atacar as instalações de petróleo do Irão, os riscos permanecem com o intensificar dos ataques aéreos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Combustíveis vão descer para a semana. Gasóleo baixa três cêntimos e gasolina meio cêntimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião