Hoje nas notícias: bancos, alojamento local e Saúde
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os lucros registados pelos maiores bancos portugueses este ano podem levar a dividendos na casa dos 2,9 mil milhões de euros, acima do valor distribuído pelos acionistas em 2023. Havia 73.371 apartamentos a funcionar como alojamento local até 8 de novembro, menos 2,1% face aos valores de há um ano. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Banca prepara-se para “jackpot” de dividendos
Os dividendos a entregar no próximo ano pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP, o BPI e o Santander aos seus acionistas deverão atingir os 2,9 mil milhões de euros. Trata-se de um valor superior aos 2,4 mil milhões pagos em dividendos este ano e que não inclui a potencial remuneração do Novobanco, caso este e o Fundo de Resolução consigam ver fechado antecipadamente o Acordo de Capital Contingente, que impede a instituição de remunerar os seus acionistas.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Apartamentos em alojamento local recuam e contrariam crescimento do setor
Os dados do registo nacional de alojamento local (RNAL) a 8 de novembro apontam para uma subida, ainda que residual, de 0,8% nos estabelecimentos registados face ao final do ano passado, para um total de 120.589. O aumento de 6,5% verificado na tipologia de moradias, que totalizam 37.322 alojamentos locais, é o que mais sustentou este crescimento. No entanto, os apartamentos registados como AL — que têm atualmente um peso de 60,8% neste universo — apresentam uma tendência contrária, ao terem descido 2,1%, para 73.371, em comparação com os valores registados no final de 2023.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Hospitais universitários passam a Centros Académicos Clínicos
A grande reforma na orgânica do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a generalização a todo o país das Unidades Locais de Saúde (ULS), levada a cabo pelo anterior diretor executivo, Fernando Araújo, vai ser revertida nos sete centros hospitalares universitários, conforme uma recomendação do grupo de trabalho que a ministra da Saúde nomeou em setembro com a qual Ana Paula Martins deverá concordar. Dos sete centros que vão deixar de estar organizados no modelo de ULS, seis vão passar a funcionar num modelo, amplamente testado internacionalmente, que agrega cuidados assistenciais, ensino e investigação: os Centros Académicos Clínicos.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Taxa de ocupação do subsolo cobrada a consumidores de gás natural vai ter teto máximo
O Ministério do Ambiente e da Energia prepara-se para criar um teto máximo para impedir que os valores cobrados pela taxa de ocupação do subsolo sejam desproporcionais e sujeitos à aleatoriedade dos municípios, tal como acontece atualmente. A nova versão desta taxa vai ter também uma nova metodologia de fixação, que, segundo o ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho, vai ser “um percentual sobre as tarifas de acesso, da responsabilidade da ERSE, enquanto entidade reguladora, com um percentual máximo de 5%”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Atrasos do IHRU põem em causa construção de casas
Os atrasos do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) na análise das candidaturas ao programa 1.º Direito estão a comprometer as estratégias municipais de habitação das câmaras, por todo o país. O aviso é de Fernando Queiroga, vogal da Associação Nacional de Municípios (ANMP), que diz que “os processos só começaram a andar há cerca de um mês, depois da entrada da nova direção presidida pelo ex-presidente da Câmara de Esposende [Benjamim Pereira]”.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: bancos, alojamento local e Saúde
{{ noCommentsLabel }}