Verão trouxe recorde de 28 milhões de passageiros aos aeroportos portugueses
O tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses voltou a registar um aumento homólogo em setembro, para 6,9 milhões de passageiros. Carga e correio cresce a dois dígitos.
Passaram 6,9 milhões de passageiros pelos aeroportos nacionais em setembro, um aumento de 3,6% face ao mesmo mês do ano anterior, indicam as estatísticas do transporte aéreo divulgadas esta quarta-feira pelo INE. No conjunto dos quatro meses que apanham o verão, o movimento de passageiros subiu 3,5%, batendo um novo recorde.
Somando junho, julho, agosto e setembro, passaram pelos aeroportos nacionais 28,2 milhões de passageiros, quase mais um milhão do que no mesmo período do ano passado. Durante o verão aterraram 97 mil aeronaves, mais 1,6% do que em 2023.
“Durante os primeiros nove meses de 2024 verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, assinala o INE. No acumulado entre janeiro e setembro de 2024, o número de passageiros movimentados aumentou 4,4%.
O aeroporto de Lisboa regista este ano um crescimento de 4,4%, para 26,7 milhões, representando 49,1% do total. O Francisco Sá Carneiro cresce 4,9%, para 12,3 milhões. Pelo aeroporto de Faro passaram já 8 milhões de passageiros, mais 2,1% do que em 2023.
“O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%) e embarcados (+1,7%) face ao mesmo período de 2023. França e Espanha ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem e de destino”, informa ainda o instituto de estatística.
Destaque ainda para a carga e correio, que em setembro cresceu 17,2% para 20,6 toneladas. Desde o início do ano, o aumento é de 14,9%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Verão trouxe recorde de 28 milhões de passageiros aos aeroportos portugueses
{{ noCommentsLabel }}