Portugal recebe 44% do investimento da Goparity
A plataforma de financiamento sustentável contou com 12 milhões de euros investidos nos últimos quatro trimestres, com Portugal a receber 44% desse valor.
A Goparity mobilizou mais de 12 milhões de euros, entre outubro do ano passado e setembro deste ano, nos quais cerca de 44% deste montante foi direcionado a Portugal, o principal mercado da plataforma, com 5,3 milhões de euros a financiar 44 projetos no país.
“Estamos muito felizes com estes quatro trimestres; não só pelo marco que representam, mas também porque são um sinal claro de um crescimento sustentado”, refere Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, citado em comunicado. “Desde a nossa criação em 2017, já conseguimos mais de 40 milhões de euros para financiar mais de 360 projetos em 19 países, números que demonstram que, através da colaboração, podemos caminhar para um mundo mais sustentável, justo e inovador”, acrescenta o fundador.
Portugal já recebeu 22 milhões
Portugal, nos primeiros sete anos de atividade da empresa, representava cerca de 70% do total investido da plataforma de financiamento. Desde 2017, a Goparity apoiou mais de 131 organizações portuguesas, permitindo a viabilização de mais de 300 projetos em áreas como a energia sustentável, a economia azul e a gestão sustentável do solo. Segundo a empresa, o valor total investido em Portugal ultrapassa os 22 milhões de euros.
A nível global, a Goparity financiou 70 projetos, nos últimos quatro trimestres. No terceiro trimestre deste ano, a plataforma atingiu os 100 empréstimos pagos integralmente, que, segundo a empresa, assegura o retorno do capital e juros aos investidores.
Além de Portugal, Colômbia e Espanha destacaram-se com 3,6 milhões de euros para 12 projetos e 1,4 milhões de euros para 6 projetos, respetivamente. Os investimentos feitos neste período de tempo impactaram diretamente mais de 350 pessoas e alinham-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), segundo a Goparity.
Os projetos evitaram a emissão de 5.601 toneladas de CO₂ – o equivalente ao sequestro de carbono de 240.997 árvores – e geraram 13.005 MWh de energia limpa, além de promover a gestão sustentável de 240 hectares de terra e água.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal recebe 44% do investimento da Goparity
{{ noCommentsLabel }}