Salsa portuguesa entra na Índia com gigante da moda Lyskraft

Marca de vestuário detida pela Sonae, que tem quase 200 lojas, emprega 1.200 pessoas e fatura 180 milhões, estreia-se em Nova Deli num dos maiores centros comerciais da região.

Três meses depois de abrir a primeira loja na Jordânia, a Salsa Jeans, que emprega 1.200 pessoas e faturou 180 milhões de euros em 2023, dos quais 70% nos mercados internacionais, acaba de entrar na Índia. Este primeiro espaço comercial fica situado no Ambience Mall Vasant Kunj, em Nova Deli, um dos maiores centros comerciais da região com 1,2 milhões de metros quadrados.

A marca de vestuário portuguesa passa a estar presente na Coyu, loja multimarca do grupo de moda indiano Lyskraft, especialista na gestão de marcas internacionais. Através do formato de wholesale, conta “aproveitar o conhecimento e a experiência local do parceiro para melhor compreender e responder as preferências do consumidor indiano”.

Detida a 100% pelo grupo Sonae, que em 2016 começou por comprar metade da participação à família Vila Nova e há quatro anos adquiriu a restante à outra acionista (Wonder Investments), a marca especializada em denim e que tem a base industrial em Famalicão detém atualmente mais de 190 lojas próprias e franchisadas, das quais 61 em Portugal, e vende também através de 1.200 espaços multimarca, além do canal online.

“A Índia é, no panorama mundial atual, um dos países mais dinâmicos, com uma população jovem e uma procura crescente por moda de qualidade. Estarmos presentes em Nova Deli, no centro de uma das maiores regiões metropolitanas do mundo, abre-nos uma oportunidade única de nos ligarmos a um número crescente de consumidores”, refere Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans, citado em comunicado.

Criada em 1994 – quatro anos depois abriu a primeira loja no Norteshopping (Matosinhos) e em 2002 a primeira fora do país, em Espanha –, a marca Salsa está incorporada na Zeitreel, a unidade de negócio da Sonae para o setor da moda. Integra também a Mo ou a Zippy, tendo em 2023 registado uma quebra de 4% nas vendas, para 371 milhões de euros, prejudicada pela retração do consumo propiciada pelo disparo da inflação.

Em abril do ano passado, a Salsa Jeans anunciou um investimento de sete milhões de euros na fábrica de Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga), onde nasceu em 1987 a empresa têxtil, que começa no desenvolvimento do produto e das coleções, e se estende até à lavagem e acabamentos.

Além da substituição de todas as máquinas num período de dois anos e da reformulação da área da investigação e desenvolvimento (I&D), o projeto de investimento previa a instalação de soluções para aumentar a eficiência energética – como painéis fotovoltaicos na unidade industrial – e o aumento da capacidade produtiva, que rondava então um milhão de calças por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salsa portuguesa entra na Índia com gigante da moda Lyskraft

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião