Biotech CarboCode levanta 15 milhões e aposta na exportação

Biotech de Cantanhede está a construir fábrica para produzir fórmulas de leite mais próximas do leite materno.

Equipa da CarboCode

A biotecnológica CarboCode fechou uma ronda de 15 milhões de euros para produzir ingredientes para fórmulas de leite mais próximas ao leite materno. Até 2028, a empresa portuguesa quer assegurar aprovações regulatórias nos mercados estratégicos da União Europeia, EUA e China.

A biotech produz glicoesfingolípidos e de gangliosídeos em larga escala, idênticos aos humanos. “Os glicoesfingolípidos e gangliosídeos são compostos presentes no corpo humano, nomeadamente no leite materno e nas membranas dos diversos órgãos, incluindo o cérebro, que desempenham importantes funções na cognição, modulação da inflamação e saúde intestinal”, explica a empresa.

“O acesso a gangliosideos idênticos aos humanos constitui uma rara oportunidade de ter real impacto positivo na vida das pessoas. As tecnologias da CarboCode permitem desde já a obtenção destes compostos, o que nos deixa empenhados em concretizar este sonho numa realidade a curto prazo”, diz Jorge Santos, CEO da CarboCode, citado em comunicado.

A tecnologia da empresa terá aplicações “nas indústrias da nutrição infantil, cosmética e dermatológica, e cognitiva, sendo que os primeiros produtos lançados pela CarboCode serão gangliosídeos, atualmente inexistentes nas fórmulas de leite, para as aproximar do leite materno”, descreve.

Objetivos da ronda

Com esta ronda C, liderada pela Iberis Capital, a empresa tem como objetivo a curto prazo “cumprir com as exigências regulatórias em mercados estratégicos, estimando obter as respetivas aprovações na União Europeia e nos Estados Unidos da América em 2027, e na China em 2028.”

Em Cantanhede, onde a empresa está localizada, está em fase de projeto a construção da sua fábrica com capacidade para produzir 100 toneladas de gangliosideos por ano a partir de 2029.

A empresa vai atuar no segmento B2B produzindo ingredientes de fórmulas de leite materno para multinacionais como a Danone, a Nestlé, a Abbott ou a Mead Johnson. Está apostada na internacionalização, tendo como objetivo um volume de vendas superior a 100 milhões de euros por ano.

A injeção de capital vai ainda permitir à empresa reforçar a atual equipa de 35 trabalhadores, dos quais 16 doutorados. A “médio prazo” o objetivo é recrutar mais mais 15 cientistas e investigadores.

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