Ex-Revolut captam 2,2 milhões para criar conta bancária na blockchain

Dupla de fundadores portugueses, João Alves e Guilherme Gomes, estiveram vários anos a trabalhar na Revolut no Reino Unido. Agora lançam a versão beta do seu projeto, a Bleap.

João Alves e Guilherme Gomes, fundadores da Bleap

João Alves e Guilherme Gomes terminaram o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2019 e rumaram a Londres para trabalhar na Revolut. Saíram no ano passado para lançar o seu próprio projeto, a Bleap. Agora, fecharam uma ronda pré-seed de 2,3 milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros) para criar uma conta bancária na blockchain. A versão beta da Bleap arranca agora, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025.

“Em 2019, após terminarmos a faculdade, emigrámos para Londres para trabalhar na Revolut, numa altura em que a empresa estava a crescer rapidamente. Aprendemos imenso lá, e, antes de sair da Revolut, em 2023, era responsável global pelos cartões da empresa — tudo o que se via na app relacionado com cartões estava sob a minha responsabilidade. O Guilherme [Gomes] geria três equipas de produto quando saiu também”, diz João Alves, ao ECO.

Saíram da Revolut para fundar a sua própria startup, a Bleap. “Estamos a usar blockchain e stablecoins para criar um novo tipo de banco digital, que acreditamos ser superior ao que existe atualmente no mercado”, acredita o cofundador.

O que propõem

Agora, a startup, sedeada em Londres, com uma filial na Polónia e registada como um Virtual Asset Service Provider (VASP) na UE, captou investimento numa ronda pré-seed liderada pelo fundo Ethereal Ventures de Joseph Lubin — cofundador da Ethereum e fundador da MetaMask —, com participação da Maven11, Alliance DAO, Robot Ventures, e de angel investors da Revolut, Phantom, OKX, EigenLayer e Consensys.

A primeira versão da Bleap “é uma app de pagamentos self-custody que permite aos clientes gastarem stablecoins diretamente com um cartão de débito, sem taxas e com até 2% de cashback nas compras. Esta área de stablecoins tem algum momentum como um killer use case para cripto, evidenciado por aquisições como a recente compra de 1,1 mil milhões de dólares da Bridge pela Stripe”, diz ainda.

A ser testada junto a um conjunto de utilizadores no mercado europeu, a Bleap tem arranque oficial até março do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-Revolut captam 2,2 milhões para criar conta bancária na blockchain

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião