CTT fazem negócio estratégico com DHL para distribuir encomendas online

A transação deverá ficar concluída no segundo semestre de 2025. CTT e DHL têm a opção de aumentar, no futuro, até uma participação de 49% as suas participações mútuas nas respetivas empresas.

Os CTT fecharam uma “parceria estratégica” com a DHL para criar uma joint venture para “unir esforços” no comércio eletrónico em Portugal e Espanha. A parceria pretende abordar as oportunidades de crescimento nos mercados de e-commerce e distribuição de encomendas, explicam os CTT numa nota ao mercado. A segunda no espaço de dois dias, já que na quarta-feira foi anunciada a compra da espanhola Cacesa por 104 milhões de euros.

O mercado recebeu bem as notícias já que, esta manhã, os títulos da empresa de correios eram os únicos a valorizar em todo o PSI. A subida começou nos 2% mas foi-se ampliando ao longo da manhã e chegou mesmo aos 8%.

Esta parceria visa criar uma rede abrangente de recolhe e distribuição em Portugal e Espanha, mas para chegar a essa realidade é necessário fazer um conjunto de operações: a CTT Expresso vai comprar integralmente a DHL Parcel Portugal, os CTT vão adquirir 25% DHL Parcel Iberia, ficando com uma participação indireta através da holding Danzas. Já a espanhola DHL vai comprar uma participação de 25% na CTT Expresso. Assim, a DHL em Portugal será integrada na CTT Expresso, que se torna a distribuidora de e-commerce da DHL em Portugal.

Os CTT explicam que a operação “está sujeita às condições habituais de conclusão, incluindo as aprovações regulamentares aplicáveis”, mas a expectativa é que fique “concluída no segundo semestre de 2025”. “Ambas as partes concederão uma à outra a opção de aumentar, no futuro, até uma participação de 49% as suas participações mútuas nas respetivas empresas“, explica a apresentação publicada no site da CMVM.

A parceria agora anunciada avalia a CTT Expresso em 482 milhões de euros, a DHL Parcel Iberia em 106 milhões e a DHL Parcel Portugal em 12 milhões. Fora deste valor estão as “alavancas de valorização” para os CTT e DHL de 15 milhões de euros. De acordo com o comunicado, os CTT esperam “um encaixe líquido de cerca de 69 milhões, assumindo uma base livre de dívida”.

Os CTT explicam ainda que no âmbito deste acordo, o “negócio de comércio eletrónico da DHL em Portugal será totalmente transferido para a CTT Expresso”. Em Espanha o objetivo será criar uma rede eficiente para processar encomendas e entregas last mile, nos mercados B2C (Business-to-Consumer) e B2B (Business-to-Business).

Para os clientes será possível entregar e receber as encomendas em qualquer um dos 20mil pontos de entrega em Portugal e três mil em Espanha. A parceria porá ao dispor de ambas as empresas mais de mil cacifos Locky dos CTT, a que se juntarão mais dez mil numa expansão, prevista para os próximos anos, fora de casa (“out-of-home”).

(Notícia atualizada com mais informação)

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