CUF notifica Concorrência do controlo exclusivo de negócio de lares de idosos

A empresa SPSI, na qual a CUF tem uma participação de 70%, gere lares de idosos premium. A seguradora Ageas tinha entrado na estrutura acionista da sociedade em 2019.

A CUF notificou esta segunda-feira a Autoridade da Concorrência (AdC) do controlo exclusivo da S.P.S.I. – Sociedade Portuguesa de Serviços e Apoio a Idosos, empresa que gere lares de idosos e na qual tem uma participação de 70%.

A seguradora Ageas Portugal tinha entrado na estrutura acionista da SPSI em 2019, quando adquiriu uma participação de 30% na empresa também participada pela José de Mello. Na altura, Bruxelas aprovou o negócio por concluir que não suscitaria preocupações em matéria de concorrência, devido ao seu impacto limitado no mercado.

Agora, a dona dos hospitais privados CUF pretende obter o controlo exclusivo da empresa. A concentração será realizada através da CUF – Gestão de Clientes e de Serviços de Saúde (CUF GCSS), subsidiária do grupo CUF, segundo detalha a AdC.

 

A SPSI é uma sociedade que presta serviços de alojamento a idosos na Área Metropolitana de Lisboa, através da marca “Domus Vida”. Trata-se de lares premium em que os idosos estão em apartamentos T1 ou T2 em condomínios privados com as típicas comodidades destas residências para os mais velhos (zona de confraternização comum, capela, cabeleireiro…).

“A esta infraestrutura estão associados um conjunto de serviços que podem ser usados pelos moradores, contribuindo para o seu bem-estar e segurança e libertando-os de preocupações com a gestão da vida diária: refeições, limpeza, lavandaria e engomadoria”, esclarece a Domus Vida.

Envolvida no mercado das residências sénior desde 2003-2004, com a abertura do primeiro edifício da Domus Vida em Lisboa, a SPSI tem cerca de 200 colaboradores e uma faturação de 8,4 milhões e euros (2023), de acordo com os dados de consultoras especializadas consultados pelo ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CUF notifica Concorrência do controlo exclusivo de negócio de lares de idosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião