Inflação em Portugal cai para 2,4% em 2024

Depois do pico histórico nos últimos dois anos, a inflação caiu abruptamente em 2024 com a política restritiva do banco central. Preços cresceram 2,4% no últimos 12 meses.

Enquanto se mantém a discussão sobre se a luta contra a alta inflação está mesmo terminada, os números de 2024 confirmam a tendência de desaceleração significativa dos preços em Portugal. Os dados provisórios do INE mostram que a taxa de inflação caiu para 2,4% nos últimos 12 meses, o que compara com os 4,3% observados em igual período do ano anterior.

Apesar do alívio, a informação mais recente revela que o processo desinflacionário poderá ainda não estar concluído. A taxa de variação homóloga dos preços dos bens e serviços que consumimos no dia a dia avançou para 3% em dezembro, marcando uma aceleração de 0,5 pontos percentuais em comparação com o mês anterior.

De igual modo, a inflação subjacente (que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não transformados e energéticos e serve de referência para o banco central) também subiu de 2,6% em novembro para 2,8% no último mês do ano em termos homólogos.

Em relação aos preços dos produtos energéticos, incluindo combustíveis e luz, o índice aumentou para 4,9% em dezembro (em relação ao mesmo mês do ano passado) quando em novembro a taxa de variação tinha sido de 2,1%. Já a variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,4% (1,9% em novembro). Estes dois agregados apresentaram os contributos mais relevantes para a aceleração do chamado Índice de Preços no Consumidor total, explica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português — que importa para efeitos de comparação com os outros membros da Zona Euro — terá registado uma variação homóloga de 3,1% (2,7% no mês precedente).

Todos estes dados são ainda provisórios. O INE publicará os dados finais relativos a dezembro de 2024 no próximo dia 13 de janeiro.

O ano que agora termina fica ainda assim marcado por um novo alívio na inflação não só em Portugal, mas também na Zona Euro, o que permitiu ao Banco Central Europeu (BCE) começar a desapertar o crivo da política monetária a partir do verão com várias descidas das taxas de juro diretoras. Algo que deverá continuar no próximo ano.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Portugal cai para 2,4% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião