O estudo da Amazon Business revela que as equipas de compras espanholas enfrentam mais um ano de controlo de custos e complexidade operacional

  • Servimedia
  • 9 Janeiro 2025

Segundo o estudo, a concentração nos problemas imediatos está a impedir as equipas de adoptarem plenamente a inovação.

A Amazon Business publicou o seu quarto relatório anual sobre o estado das aquisições empresariais, uma análise que indica que, embora se espere que os orçamentos de aquisições empresariais aumentem até 2025, as preocupações com os custos e as ineficiências estão a limitar o progresso em direção a objetivos a longo prazo, tais como a adoção estratégica da Inteligência Artificial (IA) e iniciativas ESG.

O relatório destaca as tendências e perspetivas globais em torno das necessidades, prioridades e desafios das empresas em matéria de contratos públicos em Espanha, Reino Unido, Itália, Alemanha e França. Revela sinais promissores e constantes de crescimento dos orçamentos de aquisição. Embora 59% dos gestores espanhóis esperem que os seus orçamentos para 2025 excedam os de 2024, continuam céticos e cautelosos do ponto de vista económico. O aumento do custo das aquisições continua a ser um dos principais desafios externos para 43%, o que sugere que o aumento do custo dos bens e serviços constitui um sério obstáculo à maximização do potencial destes orçamentos mais alargados.

Embora no relatório do ano passado os responsáveis pelas aquisições tenham antecipado uma mudança para a tomada de decisões estratégicas e de elevado valor, como a utilização de orçamentos para iniciativas baseadas em análises ou ferramentas de elaboração de relatórios para compreender o desempenho e identificar tendências, esta mudança ainda não se concretizou, com apenas um ligeiro aumento na adoção destas tecnologias em comparação com o ano passado (+7%). Em vez disso, a tónica continua a ser colocada na superação dos obstáculos operacionais do dia a dia, com 42% de todos os gestores de aquisições a citarem a eficiência e a complexidade como o seu principal desafio. Em particular, 59% consideram as complexidades dos seus sistemas e processos internos como um grande obstáculo interno.

“O nosso estudo destaca uma lacuna entre as ambições dos gestores de compras e a sua capacidade de as implementar”, afirma Diana Deguil, diretora comercial da Amazon Business España. “Embora o aumento dos orçamentos apresente novas oportunidades, as equipas de compras precisam das ferramentas e dos conhecimentos necessários para navegar pelas mudanças económicas e otimizar as suas operações para gerar valor imediato e a longo prazo.”

VALOR ESTRATÉGICO

O foco dos gestores de compras no controlo de custos a curto prazo está a influenciar a forma como planeiam utilizar a inteligência artificial (IA). Embora 94% dos inquiridos afirmem que planeiam investir em ferramentas de IA, o seu principal objetivo é utilizá-la para aliviar as pressões sobre os custos, como a realização de análises de despesas baseadas em IA (40%), em vez de a aproveitarem para fins mais estratégicos, como a análise preditiva (33%). Os resultados mostram que, embora o potencial da IA seja reconhecido, ainda não está a ser totalmente aproveitado. Isto pode explicar o facto de 40% dos gestores de compras quererem saber mais sobre o potencial da IA para uma análise de dados mais profunda no futuro.

A aquisição responsável é simultaneamente um requisito e uma oportunidade para as organizações. Com uma visão clara de uma compra mais responsável, a questão é se as organizações estão ou não em posição de cumprir esse objetivo. Apesar do facto de quase seis em cada 10 inquiridos terem mandatos para fornecedores que seguem práticas sustentáveis – e muitos mais gostariam de comprar a esses fornecedores, mesmo que não fosse obrigatório – 85% dos inquiridos dizem que a dificuldade de se abastecerem junto de fornecedores que seguem práticas sustentáveis impede a sua empresa de definir ou atingir objetivos de sustentabilidade para as compras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O estudo da Amazon Business revela que as equipas de compras espanholas enfrentam mais um ano de controlo de custos e complexidade operacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião