Continente investe 6 milhões em loja autónoma com tecnologia da Sensei

Com 1.200 metros quadrados, a loja piloto em Leiria tem tecnologia da portuguesa Sensei. Foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

A MC, o braço de retalho alimentar da Sonae, investiu seis milhões de euros na “maior loja autónoma do mundo”, dos quais 1,5 milhões destinados à implementação da tecnologia da Sensei. Com mais de 1.200 metros quadrados, a loja piloto em Leiria é o maior investimento da insígnia Continente Bom Dia no ano passado.

“Esta nova loja representa um marco significativo na inovação e na modernização do setor do retalho, combinando o apoio dos nossos colaboradores com a tecnologia Sensei para uma experiência de compra única. Estamos entusiasmados por poder testemunhar como esta loja inovadora vai servir a comunidade e confiantes com a experiência que proporcionará aos nossos clientes”, diz Luís Moutinho, CEO da MC, citado em comunicado.

Financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e de Resiliência, a loja criou 28 novos postos de trabalho, sendo a 17.ª loja Continente neste distrito, onde a MC emprega 1.329 colaboradores.

IA permite ‘evitar’ caixas

A portuguesa Sensei, com quem o Continente já tinha criado uma loja autónoma piloto na zona do Arco do Cego, em Lisboa, o Continente Lab, desenvolveu a tecnologia implementada no super em Leiria que apresenta uma solução de smart check out. Ou seja, através de prateleiras com sensores/balanças, e algoritmos de inteligência artificial, à medida que o cliente vai colocando produtos no cesto cria um ‘cesto virtual’ e quando se aproxima do smart checkout, precisa apenas de validar e liquidar os produtos selecionados.

“Os clientes que optam pelo smart checkout terão de pesar os produtos de peso variável (fruta e legumes, por exemplo), nas balanças e dispositivos de scanning. A zona da peixaria inclui atendimento, com áreas de pedido e de entrega, sendo que, no modo smart checkouts, a adição do artigo ao carrinho virtual é feita pelo colaborador”, explica o Continente.

A loja piloto é um modelo híbrido, ou seja, “clientes continuam a poder optar pelas formas comuns de checkout (caixas manuais, para quem prefere um atendimento personalizado, e self checkouts)”, precisa a cadeia da Sonae.

“Mais do que eliminar filas, a tecnologia da Sensei transforma toda a experiência de compra e oferece ao Continente Bom Dia dados em tempo real para otimizar operações e aumentar a eficiência. Estou confiante de que esta nova loja marca um ponto de viragem e desafia o setor a explorar novas possibilidades, redefinindo o futuro do retalho”, destaca ainda Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei, citado em comunicado.

A loja agora conhecida concretiza a intenção anunciada pela Sensei em outubro de abrir a maior loja autónoma da Europa, projeto que a empresa apontava para o “próximo semestre”. Nessa altura, a startup tinha acabado de levantar 15 milhões de euros para impulsionar o seu projeto de expansão, o que passava por abrir 1.000 pontos de venda até 2026.

Pontos de venda que não significam necessariamente lojas autónomas, já que com base nessa tecnologia, a empresa tem vindo a diversificar o tipo de formatos e retalhistas. Em Portugal, por exemplo, já tem pontos de venda instalados na Nos, Brisa e Galp. Está ainda presente em mercados como Itália, e Brasil.

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