Prio compra 55 postos de abastecimento da Q8
O negócio envolve a aquisição da imobiliária Favorite Home, que geria os imóveis até então do grupo Vapo.
A Prio concluiu a compra de 55 postos de abastecimento de combustível da rede Q8 em Portugal, cerca de cinco meses após notificar a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre o negócio, anunciou esta segunda-feira a empresa. A transação prevê a incorporação das equipas da Companhia Portuguesa de Comércio de Produtos Combustíveis (CPCPC), do grupo Vapo, que faziam a gestão desses ativos.
O acordo, cujo valor não foi divulgado, envolve a exploração imobiliária do espaço (posto) em si, confirmou ao ECO a Prio. “A compra envolveu tanto os postos Q8 quanto a imobiliária Favorite Home porque faziam parte do mesmo negócio. A empresa que foi comprada organizava os seus ativos e operações separadamente – ou seja, os bens (como imóveis) estavam sob uma empresa (Favorite Home), e a gestão desses bens estava sob outra (CPCPC). Mas, no final, tudo fazia parte do mesmo modelo de negócios”, referiu fonte oficial da empresa.
O objetivo é expandir a presença da marca no mercado nacional, até porque a operar mais de 300 estações de serviço em Portugal e deixa a estrutura organizacional sem alterações de relevo.
“A incorporação destes novos pontos de venda permite à Prio estar ainda mais próxima dos seus clientes, aumentando a capacidade integrada de produção em Portugal de bioenergia avançada, distribuição e oferta de combustíveis convencionais, combustíveis mais verdes (Eco Diesel e Zero Diesel HVO), carregamento elétrico e Autogás, sempre com a garantia de qualidade ao melhor preço”, defende a empresa do grupo espanhol Disa.
A Disa comprou a Prio em 2020 ao fundo de investimento Oxy Capital. “Esta expansão reafirma o compromisso do grupo Prio com a sociedade portuguesa e com a estabilidade regulatória e jurídica do mercado, além de consolidar a sua posição competitiva”, afirma a gasolineira portuguesa.
Fundado em 2009, o grupo Vapo tem sede em Guimarães e estava há uma década com a representação exclusiva da Q8, marca da Kuwait Petroleum Internacional (KPI), a nível nacional. O volume de negócios em 2023 ascendeu a 54 milhões de euros, de acordo com os dados de consultoras especializadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prio compra 55 postos de abastecimento da Q8
{{ noCommentsLabel }}