Parla acolhe a exposição de arte urbana Mexicráneos, promovida pelo Grupo Albia

  • Servimedia
  • 7:01

Parla acolhe até 20 de fevereiro uma das maiores exposições de arte urbana do mundo: Mexicráneos.

Promovida pelo Grupo Albia, empresa líder no setor funerário nacional, a exposição itinerante chega à Plaza de la Guardia Civil do município de Madrid com 8 das suas emblemáticas caveiras gigantes, depois de ter percorrido com êxito outros espaços da Comunidade de Madrid, como o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, o Parque El Retiro, Villaviciosa de Odón, Fuenlabrada e Torrejón de Ardoz.

A exposição também viajou para outras partes de Espanha, como Salamanca, Saragoça, Cádis e Leão, chegando, no total, a mais de 18 milhões de pessoas ao longo de vários anos de itinerância. Trata-se de um projeto artístico que procura despertar na sociedade a necessária conversa sobre o luto e eliminar os tabus que giram em torno da despedida dos entes queridos, bem como dar visibilidade à cultura do México e à festa do Dia dos Mortos.

Em suma, a exposição revela o lado artístico da cultura funerária e procura romper com ideias preconcebidas sobre a perda e o processo de luto, através de uma proposta marcante cujas cores e composições são um reflexo das figuras cadavéricas tradicionais e da cultura do México, um país com uma rica tradição funerária.

“Graças ao apoio da Câmara Municipal de Parla, conseguimos trazer para o município esta exposição emblemática, que já percorreu grande parte de Espanha e despertou grande interesse junto do público. Com Mexicráneos, os habitantes de Parla terão a oportunidade de refletir sobre o papel essencial que o setor funerário desempenha na sociedade e de colocar em cima da mesa a conversa necessária em torno da despedida dos entes queridos”, explicou Julia Pérez, diretora da zona central do Grupo Albia.

Por seu lado, Ramón Jurado Rodríguez, presidente da Câmara Municipal de Parla, manifestou o seu entusiasmo pela chegada da exposição à cidade: “Pela segunda vez em Parla, em colaboração com a empresa de serviços funerários Grupo Albia, temos a oportunidade de aproximar a cultura mexicana dos nossos vizinhos. É também um convite para refletir sobre o luto e a morte de um ponto de vista artístico. Esperamos e desejamos que o público aprecie esta exposição artística”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parla acolhe a exposição de arte urbana Mexicráneos, promovida pelo Grupo Albia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião