Revolut tenta lançar IBAN português há dois anos e justifica atraso com “reorganização de prioridades”

A fintech britânica garante que o objetivo de criar um número de conta internacional e uma sucursal se mantém e será concluído em 2025.

 


O Dia dos Namorados em 2023 foi a data escolhida pela Revolut para ‘namorar’ Portugal e anunciar que iria lançar um IBAN português e uma sucursal no país mas, dois anos volvidos, os planos continuam por avançar. A fintech britânica tem vindo a derrapar esses projetos e recusa apresentar nova data oficial de lançamento.

O atraso deveu-se apenas a uma reorganização interna das prioridades a nível de mercados. Isto não quer dizer que Portugal não fosse uma prioridade para a Revolut, mas preferimos focar-nos em 2024 em produtos locais que fazem também uma diferença na vida dos nossos clientes, como a oferta de crédito pessoal”, explicou fonte oficial da Revolut ao ECO.

A Revolut garante que mantém o objetivo de querer lançar um IBAN e a sucursal portuguesa este ano, porque pretende “consolidar ainda mais o crescimento em Portugal, aumentar a base de utilizadores e o catálogo de produtos e, acima de tudo, aumentar a recorrência e tornarmo-nos o principal banco para os nossos utilizadores”. Atualmente, o IBAN é da Lituânia (LT), até porque o Revolut Bank UAB, licenciado pelo BCE, é regulado pelo Banco da Lituânia.

Em 2024, a Revolut ganhou mais 500 mil clientes em Portugal e elevou o ritmo de crescimento de utilizadores do neobanco em 65%. As transações aumentaram 71% e o volume das mesmas 81%, quando comparados com o ano anterior. Estes números e as ambições em torno da sucursal e do IBAN português, para 2025, alimentam o objetivo da empresa de atingir os dois milhões de clientes no país.

O IBAN – International Bank Account Number é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento que, com a referência nacional PT50, permitirá conquistar a confiança dos cidadãos do país menos aptos a depositar ou investir em instituições financeiras digitais e estrangeiras, crê a Revolut.

Já o recurso a produtos de investimento através desta aplicação financeira mais que duplicou no ano passado. O crescimento da utilização destas ferramentas foi de 135% em 2024. Por exemplo, nos fundos monetários flexíveis, que são alternativas às contas poupança tradicionais, os portugueses já investiram mais de 155 milhões de euros.
Ao nível da aplicação, há mais funcionalidades a chegar no segundo semestre, como a consolidação de dívidas e cartão de crédito. O plano passa ainda por assinar mais parcerias para quem paga subscrição na Revolut (as mensalidades acima do Standard) de forma a incentivar mais assinaturas.

“Um exemplo disso é a oferta da subscrição da Uber One nos planos pagos da Revolut. Não queremos ficar por aqui e queremos replicar o modelo que temos em Espanha, que conta nas suas vantagens com subscrições dos maiores jornais do país”, exemplifica a empresa liderada por Nikolay Storonsky.

A Revolut deverá apresentar os resultados financeiros de 2024 no início do segundo trimestre. Em 2023 – terceiro ano seguido de contas no verde – os lucros subiram para 344 milhões de libras esterlinas (414 milhões de euros à cotação atual), o que representou um disparo em relação ao resultado líquido de seis milhões de libras (ou sete milhões de euros) registado em 2022.

A Revolut está avaliada em mais de 45 mil milhões de dólares (44 mil milhões de euros) e emprega cerca de 1.300 trabalhadores em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revolut tenta lançar IBAN português há dois anos e justifica atraso com “reorganização de prioridades”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião