Portugal é o quarto país que mais cresceu na Zona Euro na reta final de 2024
PIB dos países do euro avançou 0,9% no quarto trimestre de 2024 face ao mesmo período do ano anterior. Lituânia lidera o 'ranking', enquanto Alemanha e Áustria registam as maiores contrações.
A economia da Zona Euro cresceu 0,9% no quarto trimestre do ano passado face ao mesmo período do ano anterior, confirmou esta sexta-feira o Eurostat. Portugal registou a quarta maior taxa homóloga, num ‘ranking’ liderado pela Lituânia, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) alemão e austríaco se destacam pela negativa.
O organismo de estatística europeu confirmou a estimativa de crescimento homólogo de 0,9% para os países do euro e de 1,1% para a média da União Europeia, anteriormente divulgada. Entre os países para os quais existem dados disponíveis, Portugal registou o quarto maior crescimento (2,7%), ultrapassado apenas pela Lituânia (3,6%), por Espanha (3,5%) e pelo Chipre (2,9%).
Por outro lado, o PIB da Alemanha e da Áustria contraíram-se 0,2%, enquanto a economia da Estónia recuou 0,1%.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
No entanto, quando comparado com a evolução face ao trimestre anterior, a taxa de crescimento de Portugal é a maior (1,5%), seguida pela da Lituânia (0,9%) e Espanha (0,8%). Por outro lado, a Irlanda registou a maior contração em cadeia (-1,3%), seguida pela Alemanha (-0,2%) e pela França (-0,1%).
Em média, a economia da Zona Euro avançou 0,1% no quarto trimestre face aos três meses anteriores e a da União Europeia 0,2%.
O Eurostat revelou ainda que o número de pessoas empregadas aumentou 0,1% tanto na Zona Euro quanto na União Europeia no quarto trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior. No terceiro trimestre de 2024, o emprego aumentou 0,2% nos países do euro e permaneceu estável na UE.
De acordo com uma estimativa de crescimento anual para 2024, com base em dados trimestrais, o emprego aumentou 0,9% no euro e 0,8% na União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o quarto país que mais cresceu na Zona Euro na reta final de 2024
{{ noCommentsLabel }}