Preço dos solos rústicos está a subir, mas incerteza com a nova lei trava vendas

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2025

Imobiliárias apontam para aumento dos preços dos terrenos rústicos no arranque deste ano, antecipando que a subida se intensifique ao longo do ano.

Pouco mais de um mês após terem sido publicadas as alterações à chamada lei dos solos, Remax, ERA e Imovirtual dão conta de um aumento dos preços dos terrenos rústicos no início de 2025 ou antecipam que essa subida venha a intensificar-se ao longo deste ano, revela o Público (acesso pago).

A ERA estima uma subida de 71% dos preços médios anunciados dos terrenos rústicos desde o início deste ano. Por sua vez, a Remax não tem, para já, dados disponíveis sobre esta evolução, mas espera registar um desempenho semelhante. Já a Imovirtual aponta para um aumento de 3% no preço médio dos terrenos rústicos anunciados para venda no início deste ano face ao mesmo período do ano passado, enquanto o preço médio de terrenos urbanos subiu 1% neste período.

Não obstante, as imobiliárias consideram que é cedo para tirar conclusões, por não haver operações suficientes para fazer já um retrato fiável da evolução da oferta e da procura, até porque as alterações que a lei dos solos ainda irá sofrer trazem incerteza ao mercado. Para os representantes do setor imobiliário, o efeito que o novo regulamento terá sobre a crise habitacional é “nenhum”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço dos solos rústicos está a subir, mas incerteza com a nova lei trava vendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião