Altice France anuncia acordo para eliminar 8,6 mil milhões de dívida. Patrick Drahi mantém-se no comando

Acordo reduz a dívida líquida da Altice France em 8,6 mil milhões de euros e coloca na posse dos credores 45% das ações ordinárias empresa. Mas Patrick Drahi consegue manter-se aos comandos.

A Altice France e os respetivos credores chegaram a um acordo que elimina 8,6 mil milhões de euros de dívida da empresa e prolonga a maturidade da dívida existente, mantendo o multimilionário Patrick Drahi aos comandos da companhia. Em troca, os credores ficam com uma fatia de 45% da empresa.

Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Altice France, que detém a operadora de telecomunicações SFR em França, este acordo traduz-se numa “redução substancial” da dívida líquida consolidada da empresa, de 24,1 mil milhões para 15,5 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que prolonga a maturidade média da dívida dos atuais 3,1 para 6,1 anos.

Mais surpreendente é o facto de Patrick Drahi, o franco-israelita que fundou o grupo Altice e o transformou numa multinacional com presença em vários continentes, ter conseguido manter-se no controlo da Altice France. “Os acionistas existentes” passarão a deter 55% das ações ordinárias, mais de metade do capital da empresa, de acordo com a informação divulgada.

Já os detentores de dívida garantida, onde se encontram nomes como BlackRock, Elliott Investment Management e Pacific Investment Management, irão “receber uma parcela de capital de 31% em ações ordinárias”. Os credores com dívida não garantida, emitida pela Altice France Holding, ficam com 14% das ações.

O multimilionário Patrick Drahi conseguiu fechar um acordo para reestruturar a dívida da Altice FranceEPA/JUSTIN LANE

Passou quase um ano desde que a administração da Altice France, na apresentação dos resultados de 2023, deixou os credores de queixo caído ao sugerir um perdão de dívida para baixar os seus rácios de alavancagem. As declarações mobilizaram os obrigacionistas para um período de negociações que conhece agora este desfecho.

Houve cedências de parte a parte. Patrick Drahi consegue manter-se na liderança da sua subsidiária francesa, ao contrário do pretendido por alguns credores, mas os 45% de que abdica da Altice France representam uma parcela muito superior aos 15% que chegou a admitir ceder numa proposta inicial.

O acordo implementa também novas proteções para os credores, que receberão igualmente um pagamento em dinheiro de cerca de 1,5 mil milhões de euros, acrescidos de juros até à data de fecho da transação, no caso dos titulares de dívida garantida.

Ademais, os credores que assinem o acordo antes do dia 12 de março ficam elegíveis para receber também um total de 2,5% do montante em dívida garantida da Altice France, que aumenta em mais 500 milhões de euros se houver “participação total”.

Com a situação controlada no mercado francês, as atenções voltam-se agora para os outros mercados onde a Altice está presente. A Bloomberg refere esta quarta-feira que o fim das negociações em França dará lugar a novas conversações em torno da dívida da Altice International, que detém a Altice Portugal, dona da Meo. Mas a dívida desta subsidiária é bastante inferior, situando-se nos 8,58 mil milhões de euros no final do terceiro trimestre.

Enquanto isso, segundo a agência financeira, a Altice USA, que é cotada na bolsa norte-americana, tem mantido discussões confidenciais internas sobre como endereçar a sua avultada dívida, que no final do ano passado ascendia a 23,241 mil milhões de dólares (quase 22,2 mil milhões de euros).

(Notícia atualizada pela última vez às 12h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice France anuncia acordo para eliminar 8,6 mil milhões de dívida. Patrick Drahi mantém-se no comando

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião