Saúde mental dos jovens é o foco de estudo da Z Zurich Foundation
O livro branco avalia o contexto atual da saúde mental, identifica as lacunas existentes e fornece medidas e recomendações para diversas áreas da sociedade - dos decisores políticos ao setor privado.
A Z Zurich Foundation, instituição de caridade do grupo segurador Zurich, lança um livro branco dedicado à saúde mental dos jovens na Europa, anunciou o grupo em comunicado.

Denominado de “Uma visão para o bem-estar mental dos jovens na Europa”, o manuscrito avalia o contexto atual da saúde mental, identifica as lacunas existentes e fornece medidas e recomendações para diversas áreas da sociedade – dos decisores políticos ao setor privado.
Entre as recomendações, o documento lançado pela Z Zurich Foundation sugere a integração da prevenção e da promoção do bem-estar mental nas políticas públicas e na ação dos governos. Sugere ainda o reforço e parcerias entre o setor público, o privado, a sociedade civil e a juventude para promover o bem-estar dos jovens em larga escala, aumentar o impacto coletivo e coordenar ações de forma sustentável.
Além disso, destaca a importância de equilibrar prioridades e do financiamento a programas de prevenção e promoção da saúde mental direcionados para jovens e grupos mais vulneráveis.
“Enfrentamos uma pandemia invisível com a deterioração da saúde mental, que não está a ser gerida adequadamente. Acreditamos firmemente que a prevenção é a melhor forma de proteção das perspetivas humana, económica e social. Apelamos a todas as partes interessadas para que considerem e priorizem melhor o bem-estar mental, com especial foco na geração mais jovem – que se sente cada vez mais sem esperança e sobrecarregada –, e na prevenção e promoção”, afirma Gregory Renand, Diretor da Z Zurich Foundation.
O estudo conta com o contributo do ex-secretário de estado para a Administração e Educação do Governo e Portugal, Pedro Dantas da Cunha.
Não obstante o foco estar na população residente na União Europeia, o livro branco refere ainda programas de bem-estar mental juvenil existentes e eficazes em todo o mundo “que demonstram o potencial de mudanças positivas mensuráveis”.
A fundação menciona o programa que o grupo desenvolve em Portugal desde 2022, que termina no próximo ano, “Por ti: Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”. O programa tem o objetivo de preparar melhor os jovens portugueses e respetivas comunidades escolares para o futuro, através do desenvolvimento de competências de regulação emocional. Até agora, impactou quase 70 mil alunos entre os 12 e 15 anos, de mais de 300 escolas de 140 município de Portugal continental e ilhas.
Financiado pela Z Zurich Foundation, o “Por ti” é gerido pela Zurich Portugal e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental da Universidade de Coimbra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saúde mental dos jovens é o foco de estudo da Z Zurich Foundation
{{ noCommentsLabel }}