Rui Rocha volta a ser cabeça de lista da IL por Braga, Mariana Leitão em Lisboa

  • Lusa
  • 25 Março 2025

A candidata a Belém, Mariana Leitão vai ser a "número um" em Lisboa. E Carlos Guimarães Pinto vai voltar a ser cabeça de lista do partido pelo Porto. Veja os outros nomes.

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, vai voltar a encabeçar a lista do partido pelo círculo eleitoral de Braga nas legislativas de maio, enquanto a líder parlamentar, Mariana Leitão, vai ser a “número um” em Lisboa.

Estes nomes constam de um comunicado da IL, segundo o qual a Comissão Executiva do partido aprovou esta terça-feira todos os cabeças de lista às eleições legislativas de 18 de maio, que serão agora submetidos a votação numa reunião do Conselho Nacional que se realizará este domingo em Braga.

Rui Rocha, natural de Braga, já tinha encabeçado a lista da IL neste círculo eleitoral nas últimas duas legislativas – em 2022 e 2024 –, tendo sempre conseguido obter a eleição.

A líder parlamentar da IL, que anunciou recentemente que irá ser candidata às presidenciais de 2026, estreia-se como cabeça de lista, depois de, nas últimas legislativas ter sido eleita deputada como “número dois” na lista do partido em Lisboa, encabeçada na altura por Bernardo Blanco, que anunciou na segunda-feira à noite que iria deixar de ser deputado.

Além de Rui Rocha e Mariana Leitão, o partido anunciou ainda que o antigo líder da IL e atual deputado Carlos Guimarães Pinto vai voltar a ser cabeça de lista do partido pelo Porto, à semelhança do que aconteceu nas duas últimas legislativas.

A deputada Joana Cordeiro, que integra a Comissão Executiva de Rui Rocha, volta também a ser a “número um” da IL em Setúbal, assim como o deputado Mário Amorim Lopes, que volta a ser cabeça de lista em Aveiro, à semelhança do que tinha acontecido em 2024, em que conseguiu obter a eleição.

A deputada Joana Cordeiro, que integra a Comissão Executiva de Rui Rocha, volta também a ser a “número um” da IL em Setúbal, assim como o deputado Mário Amorim Lopes, que volta a ser cabeça de lista em Aveiro, à semelhança do que tinha acontecido em 2024, em que conseguiu obter a eleição.

André Abrantes Amaral, que integra atualmente a direção de Rui Rocha, vai ser cabeça de lista no círculo eleitoral de Leiria. Apesar de não ter sido eleito deputado, André Abrantes Amaral assumiu esse cargo durante cerca de um mês, em fevereiro, em substituição de Bernardo Blanco, que tinha pedido a suspensão temporária do seu mandato.

Os outros cabeças de lista anunciados pela IL são Manuel Lemos (Castelo Branco), médico e dirigente da IL, Daniel Viegas (Faro), gestor, Ana Moura (círculo da Europa), médica e ex-atleta olímpica, e Christian Höhn (círculo fora da Europa), presidente da associação de venezuelanos e luso-venezuelanos — Venexos.

No comunicado, a IL indica que terá como mote nesta campanha “Acelerar Portugal” e pretende “romper com a estagnação económica, modernizar o Estado e recuperar a confiança nas instituições”.

Nas últimas eleições legislativas, em março de 2024, já sob a liderança de Rui Rocha, a IL obteve o seu melhor resultado de sempre, com 5,08%, mantendo os oito deputado que já tinha conseguido eleger nas legislativas de 2022, quando o partido era presidido por João Cotrim Figueiredo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rocha volta a ser cabeça de lista da IL por Braga, Mariana Leitão em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião